Título del documento: COVID-19 no Brasil: existem diferenças no letramento em saúde mental entre homens jovens e idosos?
Revue: Revista latino-americana de enfermagem
Instituciones: 1Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, São Paulo. Brasil
2Universidade Federal da Bahia, Escola de Enfermagem, Salvador, Bahia. Brasil
3Universidade Federal Fluminense, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Niterói, Rio de Janeiro. Brasil
4Universidade Estácio de Sá, Curso de Enfermagem, Rio de Janeiro. Brasil
5Universidade Federal do Pará, Faculdade de Enfermagem, Belém, Pará. Brasil
6Universidade do Porto, Escola Superior de Enfermagem do Porto, Porto. Portugal
País: Brasil
Idioma: Portugués
Resumen en español Objetivo: analizar la Alfabetización en Salud Mental de hombres jóvenes y mayores residentes en Brasil en el contexto de la pandemia de COVID-19. Método: estudio cualitativo, realizado con 87 hombres, mediante survey online asincrónica. Los datos fueron procesados usando el software NVIVO12®, estructurados usando el método del Discurso del Sujeto Colectivo y analizados usando el concepto teórico de Alfabetización en Salud Mental de Anthony Jorm. Resultados: del análisis de un discurso síntesis sobre los componentes de la Alfabetización en Salud Mental, surgieron seis ideas centrales: capacidad para reconocer trastornos específicos o diferentes tipos de sufrimiento psíquico; conocimiento y creencias sobre factores y causas de riesgo; conocimiento y creencias sobre las intervenciones de autoayuda; conocimiento y creencias sobre la ayuda profesional disponible; actitudes que facilitan el reconocimiento y la búsqueda de ayuda adecuada; y conocimiento sobre cómo buscar información sobre salud mental. Conclusión: hay diferencias entre la Alfabetización en Salud Mental de los hombres jóvenes y la de los mayores que vivían en Brasil durante la pandemia de COVID-19. Los hombres mayores fueron más competentes para gestionar el cuidado y proteger su salud mental que los hombres jóvenes, según los niveles de Alfabetización en Salud Mental.
Resumen en portugués Objetivo: analisar o Letramento em Saúde Mental de homens jovens e idosos residentes no Brasil no contexto da pandemia da COVID-19. Método: estudo qualitativo, realizado com 87 homens, por meio de survey online assíncrona. Os dados foram processados no software NVIVO12®, estruturados com o método do Discurso do Sujeito Coletivo e analisados por meio do conceito teórico de Letramento em Saúde Mental de Anthony Jorm. Resultados: a partir da análise de um discurso síntese sobre os componentes do Letramento em Saúde Mental, emergiram seis ideias centrais: capacidade de reconhecer distúrbios específicos ou diferentes tipos de sofrimento psíquico; conhecimento e crenças sobre fatores e causas de risco; conhecimento e crenças sobre intervenções de autoajuda; conhecimento e crenças sobre a ajuda profissional disponível; atitudes que facilitem o reconhecimento e a procura de ajuda adequada; e conhecimento de como buscar informações sobre saúde mental. Conclusão: há diferenças no Letramento em Saúde Mental de homens jovens e idosos residentes no Brasil em vivência da pandemia da COVID-19. Homens idosos mostraram-se mais competentes para a gestão do cuidado e a proteção em saúde mental do que os homens jovens, em relação aos níveis de Letramento em Saúde Mental.
Resumen en inglés Objective: to analyze the Mental Health Literacy of young and aged men living in Brazil in the COVID-19 pandemic context. Method: a qualitative study conducted with 87 men by means of an asynchronous online survey. The data were processed in the NVIVO12® software, structured with the Collective Subject Discourse method and analyzed through Anthony Jorm’s theoretical concept of Mental Health Literacy. Results: six central ideas emerged from the analysis of a synthesis discourse on the components of the Mental Health Literacy, namely: Ability to recognize specific disorders or different types of psychological distress; Knowledge and beliefs about risk factors and causes; Knowledge and beliefs about self-help interventions; Knowledge and beliefs about available professional help; Attitudes that facilitate recognition and the search for adequate help; and Knowledge on how to seek information on mental health. Conclusion: there are differences in the mental health literacy of young and aged men living in Brazil during the COVID-19 pandemic. Aged men were more competent for mental health care management and protection than young men, in relation to the Mental Health Literacy levels.
Disciplinas: Medicina
Palabras clave: Alfabetización en Salud,
Salud Mental,
Salud del Hombre,