Título del documento: Associação entre síndrome metabólica e categoria profissional: estudo transversal com profissionais de Enfermagem
Revue: Revista latino-americana de enfermagem
Instituciones: 1Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia. Brasil
2Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Ciências da Vida, Salvador, Bahia. Brasil
País: Brasil
Idioma: Portugués
Resumen en español Objetivo: evaluar la asociación que hay entre el Síndrome Metabólico y sus componentes y los profesionales de Enfermería de la Atención Primaria de Salud en el estado de Bahía, Brasil, según la categoría profesional. Método: estudio transversal, de base poblacional y multicéntrico realizado con 1.125 profesionales de Enfermería. La variable independiente fue la categoría profesional, dicotomizada en niveles de educación técnica y superior. El resultado fue Síndrome Metabólico siguiendo los criterios del National Cholesterol Education Program Adult Treatment Panel III a partir de mediciones antropométricas y muestras de sangre. El análisis estadístico se realizó calculando las razones de prevalencia y utilizando la prueba de Chi-cuadrado de Pearson. Resultados: la prevalencia de Síndrome Metabólico fue mayor en la categoría de nivel técnico (RP=1,64; IC 1,29 - 2,06; p≤0,01). Dichos profesionales tenían mayor edad, menor ingreso, más guardias y realizaban menos actividad física de forma regular que los Enfermeros. En los Enfermeros, el componente más prevalente fue el colesterol alterado (40,5%); en los Técnicos en Enfermería/Auxiliares fue la obesidad abdominal (47,3%). Conclusión: fue evidente la asociación entre la categoría de Enfermería y el Síndrome Metabólico, fue mayor en los profesionales de nivel técnico.
Resumen en portugués Objetivo: avaliar a associação da Síndrome Metabólica e dos seus componentes entre os profissionais de Enfermagem da Atenção Primária à Saúde do estado da Bahia, Brasil, segundo a categoria profissional. Método: estudo transversal, populacional e multicêntrico conduzido com 1.125 profissionais de Enfermagem. A variável independente foi a categoria profissional, dicotomizada em nível técnico e superior de ensino. O desfecho foi a Síndrome Metabólica seguindo os critérios da National Cholesterol Education Program Adult Treatment Panel III, a partir de aferições antropométricas e de amostras sanguíneas. A análise estatística deu-se pelo cálculo das razões de prevalência e pelo Teste Qui-quadrado de Pearson. Resultados: a prevalência da Síndrome Metabólica foi maior na categoria de nível técnico (RP=1,64; IC 1,29 - 2,06; p≤0,01). Estes profissionais quando comparados com os Enfermeiros eram mais velhos, tinham renda inferior, trabalhavam mais em regime de plantão e realizavam menos atividades físicas de maneira regular. Entre Enfermeiros, o componente mais prevalente foi o colesterol alterado (40,5%); entre Técnicos de Enfermagem/Auxiliares, a obesidade abdominal (47,3%). Conclusão: ficou evidente a associação entre categoria de Enfermagem e Síndrome Metabólica, cuja ocorrência foi maior entre profissionais de nível técnico.
Resumen en inglés Objective: to evaluate the association of Metabolic Syndrome and its components among Primary Health Care Nursing professionals in the state of Bahia, Brazil, according to professional category. Method: a cross-sectional, population-based and multicenter study conducted with 1,125 Nursing professionals. The independent variable was the professional category, dichotomized into technical and higher education levels. The outcome was Metabolic Syndrome following criteria from the National Cholesterol Education Program Adult Treatment Panel III based on anthropometric measurements and blood samples. The statistical analysis was performed by calculating the prevalence ratios and using Pearson’s Chi-square test. Results: the prevalence of Metabolic Syndrome was higher in the technical level category (PR=1.64; CI=1.29 - 2.06; p≤0.01). When compared to Nurses, these professionals were older, had lower incomes, worked more on duty and performed less physical activity on a regular basis. Among the Nurses, the most prevalent component was altered cholesterol (40.5%) and among the Nursing Technicians/Assistants, it was abdominal obesity (47.3%). Conclusion: the association between the Nursing category and Metabolic Syndrome was evident, with higher occurrence among technical level professionals.
Disciplinas: Medicina,
Palabras clave: Síndrome Metabólico,
Enfermeros no Diplomados,
Enfermeras y Enfermeros,