VOCÊS VÃO ACOMPANHAR A TURMA DO PROJETO

Título del documento: VOCÊS VÃO ACOMPANHAR A TURMA DO PROJETO
Revue: Revista espaco do curriculo
ISSN: 1983-1579

Instituciones: 1Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.,
País: Brasil
Idioma: Portugués
Resumen en inglés The present study aims at reflecting upon some epistemological and pedagogical assumptions that support the partnership between Ayrton Senna Institute and Municipal Secretariat of Education to put into effect public policies aimed at students in a situation of school failure. The discussion is brought up by scholars working with a Basic Education acceleration learning group from Acelera Brasil. The interweaving of three different aspects - the experienciation, the studies about everyday school life with its created syllabus and the scholars" narratives - calls into question both the effectiveness and the possibility of large scale replication of ready-to-use educational programs as a way to solve school failure.
Resumen en español Este artículo tiene como objetivo discutir algunos supuestos epistemológicos y pedagógicos que sustentan la alianza entre el Instituto Ayrton Senna y la Secretaría de Educación Municipal de Río de Janeiro para la implementación de una política pública dirigida a estudiantes en situación de fracaso escolar. La discusión surge de la inmersión de becarios en un proyecto de investigación y extensión en una clase de educación básica acelerada en el Proyecto Acelera Brasil. El entrelazamiento entre el camino que brinda esta experiencia, los estudios realizados por el grupo de investigación en torno a la vida escolar y los currículos creados en ellos y las narrativas de los becarios ponen en sospecha la efectividad y posibilidad de paquetes replicables listos a escala para resolver el tema de fracaso escolar.
Resumen en portugués O presente artigo objetiva discutir alguns pressupostos epistemológicos e pedagógicos que sustentam a parceria entre o Instituto Ayrton Senna e a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro para a implementação de uma política pública destinada a estudantes em situação de fracasso escolar. A discussão emerge da imersão de bolsistas de um projeto de pesquisa e extensão em uma turma de aceleração de educação básica do Projeto Acelera Brasil. O entrelaçamento entre o percurso proporcionado por essa experiência, os estudos realizados pelo grupo de pesquisa em torno dos cotidianos escolares e dos currículos neles criados e as narrativas dos bolsistas coloca em suspeição a eficácia e possibilidade de pacotes prontos replicáveis em escala para solucionar a questão do fracasso escolar.
Palabras clave: Vida escolar,
Extensión,
Acelera Brasil
Keyword: School everyday life,