A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ARTES VISUAIS NA CONTEMPORANEIDADE

Título del documento: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ARTES VISUAIS NA CONTEMPORANEIDADE
Revue: Revista espaco do curriculo
ISSN: 1983-1579
Instituciones: 1Universidade Comunitária da região de Chapecó, Brasil.,
País: Brasil
Idioma: Portugués
Resumen en inglés The intention of this writing is to articulate authors whose lines of thought help to base training for teachers of visual arts who work in the Brazilian basic school. For that, it is necessary to understand in depth the concept of art and what radically differentiates it from culture. In this context of training, other issues need to be discussed, such as: the school space, the role of the teacher who experiences this learning space and primarily the student, the subject for whom continuing education is intended. The subjective teacher-student relationship also needs to be revised, if what we want to achieve are new ways of school education and learning.
Resumen en español La intención de este escrito es articular autores cuyas líneas de pensamiento ayuden a fundamentar la formación de los profesores de artes visuales que trabajan en la escuela básica brasileña. Para eso, es necesario comprender en profundidad el concepto de arte y qué lo diferencia radicalmente de la cultura. En este contexto de formación, es necesario discutir otros temas como: el espacio escolar, el rol del docente que vive este espacio de aprendizaje y principalmente el alumno, la asignatura a la que se dirige la educación continua. La relación subjetiva profesor-alumno también necesita ser revisada, si lo que queremos lograr son nuevas formas de educación y aprendizaje escolar.
Resumen en portugués A pretensão desta escrita é articular autores cujas linhas de pensamento ajudem a fundamentar uma formação para professores de artes visuais que atuam na escola básica brasileira. Para isso, é necessário compreender com profundidade o conceito de arte e o que a diferencia, radicalmente, da cultura. Neste contexto de formação, outras questões precisam ser discutidas como: o espaço escolar, a atuação do professor que vivencia esse espaço de aprendizagem e primordialmente o aluno, sujeito para o qual a formação continuada se destina. A relação subjetiva professor e aluno também precisa ser revista, se o que se quer alcançar são novos modos de formação e aprendizagem escolar.
Palabras clave: Arte,
Formación,
Cultura,
Keyword: Art,