Escritas do excesso, nas margens : a voz exaltada no Barroco



Título del documento: Escritas do excesso, nas margens : a voz exaltada no Barroco
Revue: Psicanalise & barroco em revista
Base de datos: CLASE
Número de sistema: 000402411
ISSN: 1679-9887
Autores: 1
Instituciones: 1Corpo Freudiano-Escola de Psicanalise, Fortaleza, Ceara. Brasil
Año:
Periodo: Jul
Volumen: 11
Número: 1
Paginación: 43-52
País: Brasil
Idioma: Portugués
Tipo de documento: Artículo
Enfoque: Analítico
Resumen en inglés The hypothesis of this article is based on the premise that the articulation between psychoanalysis and music is imminent and that it was made explicit with the Lacanian invention of the objet voice, based on the thematic of the schofar , in the Seminar On anxiety (1962 - 1963). This article follows the invitation made by Lacan in other Seminar, Encore (1972 - 1973), when he discussed the Baroque, to “talk about the music, in the margins”, enlightened by the notions of the fold, by Del euze, and the allegory, by Benjamin
Otro resumen À partir de l’hypothèse que l’articulation entre la psychanalyse et la musique est imminente et qu’elle a été rendue explicite avec l’invention lacanienne de l’objet voix, basée sur le schofar , dans le Séminaire de 1962 - 1962, L’angoisse , cet article suivi l’invitation fait par Lacan à l’occasion d’un autre Séminaire, Encore , de 1972 - 1973, quand il discutait le Baroque, pour « parler de la musique, dans le marges », en l’écoutant éclairée aussi par les notions de pli, de Deleuze, et de allégorie, de Benjamin
Resumen en portugués A partir da hipótese de que a articulação entre psicanálise e música é iminente e se torna explícita com a invenção lacaniana do objeto voz, fundamentada no schofar , no seminário de 1962 - 1963, A angústia , este artigo parte do convite feito por Lacan em outro seminário, Mais ainda , de 1972 - 1773, ao tecer elaborações sobre o Barroco para se “falar da música, às margens”, escutando - a juntamente com as noções de Deleuze de dobra e de Benjamim de alegoria
Disciplinas: Arte,
Psicología
Palabras clave: Música,
Psicoanálisis,
Voz,
Barroco,
Lacan, Jacques,
Alegoría
Texte intégral: Texto completo (Ver PDF)