Título del documento: A INTERFERÊNCIA DA PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS NA BNCC DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL
Revue: Linguagens, Educação e Sociedade
Instituciones: 1Universidade Federal de Campina Grande - UFCG,
País: Brasil
Idioma: Portugués
Resumen en inglés In this work, we propose to analyze the National Common Curricular Base (BNCC) of Portuguese Language in the Final Years of Elementary School, focusing on the proposal of multiliteracies. This is an excerpt from a master's research in progress. As this is a study still in the process of being concluded, we will present in this article the results referring to our first analytical category, which is based on the following investigative question: how is the proposal of multiliteracies presented in the BNCC of Portuguese Language of the Final Years of the Elementary School? Thus, we present a comparative analysis between the BNCC and the approach of the Pedagogy of Multiliteracies, taking as an analytical focus the texts referring to the introductory section (p. 67-86), as well as the fields of action (artistic-literary field, field of practical of study and research, journalistic-media field and field of action in public life) — described in the sections referring to language practices, intended for the Final Years of Elementary School. Furthermore, we interpret to what extent the theoretical-conceptual bases arising from the Pedagogy of Multiliteracies are placed in the BNCC of Portuguese Language for the Final Years of Elementary School. The theoretical contribution is anchored in KALANTZIS, COPE; PINHEIRO (2020); RIBEIRO (2020); CAZDEN ET AL (2021); NOVA LONDRES GROUP, (2021); between others. As for the methodology, we resorted to the qualitative approach based on interpretivism, using the procedures of documentary research. Partial results indicate that the BNCC of Portuguese Language for the Final Years of Elementary School is coated with concepts arising from the Pedagogy of Multiliteracies, although these concepts are not directly associated with the theory of LNG (Grupo Nova Londres).
Resumen en español En este trabajo, nos proponemos analizar la Base Curricular Común Nacional (BNCC) de Lengua Portuguesa en los Últimos Años de la Enseñanza Fundamental, con foco en la propuesta de multialfabetizaciones. Este es un extracto de una investigación de maestría en curso. Por se tratar de um estudo ainda em processo de conclusão, apresentaremos no presente artigo os resultados referentes à nossa primeira categoria analítica, que está alicerçada na seguinte questão investigativa: como está caracterizada a proposta de multiletramentos apresentada na BNCC de Língua Portuguesa dos Anos Finais do ¿Enseñanza fundamental? Así, presentamos un análisis comparativo entre la BNCC y el enfoque de la Pedagogía de las Multialfabetizaciones, tomando como foco de análisis los textos referidos a la sección introductoria (p. 67-86), así como los campos de acción (artístico-literario campo, campo de prácticas de estudio e investigación, campo periodístico-mediático y campo de acción en la vida pública) — descritos en los apartados referentes a las prácticas lingüísticas, destinados a los Últimos Años de la Enseñanza Primaria. Además, interpretamos en qué medida las bases teórico-conceptuales provenientes de la Pedagogía de las Multialfabetizaciones se ubican en la BNCC de Lengua Portuguesa para los Últimos Años de la Enseñanza Fundamental. El aporte teórico está anclado en KALANTZIS, COPE; PINHEIRO (2020); RIBEIRO (2020); CAZDEN Y AL (2021); GRUPO NOVA LONDRES, (2021); entre otros. En cuanto a la metodología, recurrimos al enfoque cualitativo basado en el interpretativismo, utilizando los procedimientos de la investigación documental. Los resultados parciales indican que la BNCC de Lengua Portuguesa para los Últimos Años de la Enseñanza Fundamental está revestida de conceptos provenientes de la Pedagogía de las Multialfabetizaciones, aunque estos conceptos no estén directamente asociados a la teoría del LNG (Grupo Nova Londres).
Resumen en portugués Neste trabalho, nos propomos a analisar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de Língua Portuguesa dos Anos Finais do Ensino Fundamental, com foco na proposta dos multiletramentos. Trata-se de um recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento. Por se tratar de um estudo ainda em processo de conclusão, apresentaremos no presente artigo os resultados referentes à nossa primeira categoria analítica, que está alicerçada na seguinte questão investigativa: como está caracterizada a proposta de multiletramentos apresentada na BNCC de Língua Portuguesa dos Anos Finais do Ensino Fundamental? Assim, apresentamos uma análise comparativa entre a BNCC e a abordagem da Pedagogia dos Multiletramentos, tomando como foco analítico os textos referentes à seção introdutória (p. 67-86), bem como os campos de atuação (campo artístico-literário, campo das práticas de estudo e pesquisa, campo jornalístico-midiático e campo de atuação na vida pública) — descritos nas seções referentes às práticas de linguagem, destinados aos Anos Finais do Ensino Fundamental. Ademais, interpretamos em que medida as bases teórico-conceituais advindas da Pedagogia dos Multiletramentos estão postas na BNCC de Língua Portuguesa dos Anos Finais do Ensino Fundamental.  O aporte teórico se ancora em KALANTZIS, COPE; PINHEIRO (2020); RIBEIRO (2020); CAZDEN ET AL (2021); GRUPO NOVA LONDRES, (2021); entre outros.  Quanto à metodologia, recorremos à abordagem qualitativa de base interpretativista, utilizando os procedimentos da pesquisa documental. Os resultados parciais apontam que a BNCC de Língua Portuguesa dos Anos Finais do Ensino Fundamental está revestida de conceitos advindos da Pedagogia dos Multiletramentos, embora esses conceitos não estejam associados diretamente à teoria do GNL (Grupo Nova Londres).
Palabras clave: BNCC,
Pedagogía de la Multialfabetización,
Géneros discursivos,
Multimodalidad