Tendencias e debates: da Escola dos Annales a Historia nova



Título del documento: Tendencias e debates: da Escola dos Annales a Historia nova
Revue: Historiae (Rio Grande)
Base de datos: CLASE
Número de sistema: 000389681
ISSN: 2238-5541
Autores: 1
Instituciones: 1Universidade Federal do Rio Grande, Instituto de Ciencias Humanas e da Informacao, Rio Grande, Rio Grande do Sul. Brasil
Año:
Volumen: 1
Número: 1
Paginación: 113-130
País: Brasil
Idioma: Portugués
Tipo de documento: Artículo
Enfoque: Histórico, analítico
Resumen en inglés Le terme «nouvelle histoire» ou «nouvelle histoire» a été lancé en 1978 par certains membres du groupe appelé les Annales. Cette proposition théorique, elle est née, selon Peter Burke, avec la fondation de la revue Annales, fondée pour «promouvoir un nouveau genre de l'histoire», tant d'historiens ont lié la nouvelle histoire sont considérées comme héritiers de «l‟école des Annales». Dans cet essai, nous étudions l'historiographie de cette tendance, ses concepts, mais aussi son application dans la pratique et la théorie de la compréhension historique
Resumen en portugués O termo “História Nova” ou “Nova História” foi lançado em 1978 por alguns membros do chamado grupo dos Annales, conforme Guy Bourdé e Hervé Martin. Enquanto proposta teórica, nasceu, de acordo com Peter Burke, juntamente com a fundação da revista Annales, criada para “promover uma nova espécie de História”, por isso os historiadores ligados à Nova História são vistos como herdeiros da Escola dos Annales. No presente ensaio discutimos a historiografia dessa tendência teórica, seus conceitos, como também sua aplicação prática como teoria para compreensão histórica
Disciplinas: Historia
Palabras clave: Historiografía,
Escuela de los Annales,
Teoría de la historia,
Filosofía de la historia,
Nueva historia,
Brasil
Texte intégral: Texto completo (Ver HTML)