Título del documento: Experiências de Estágio de Observação em turma do 9º ano do Ensino Fundamental: as tessituras de um futuro professor
Revue: Educação Matemática Debate
Instituciones: 1Universidade do Estado da Bahia,
País: Brasil
Idioma: Portugués
Resumen en inglés The objective is to reflect on the importance of observation for the constitution of professional teaching identity. To this end, we started from the analysis of the experiences lived in the Supervised Curricular Internship I of the Degree Course in Mathematics, in a 9th year elementary school class at a municipal school in Senhor do Bonfim (BA). To carry out the Internship, which took place from a research perspective, the Pedagogical Political Project was read, observation, questionnaire and creation of a report about the experiences lived. Among the main results, we have that the social, political and educational processes that involve the school environment, from the physical structure of the institution to the pedagogical one, imply in the interactions that occur during Mathematics classes.
Resumen en español El objetivo es reflexionar sobre la importancia de la observación para la constitución de la identidad profesional docente. Para ello, partimos del análisis de las experiencias vividas en la Práctica Curricular Supervisada I de la Licenciatura en Matemáticas, en una clase de noveno año de la enseñanza básica de una escuela municipal de Senhor do Bonfim (BA). Para la realización de la Práctica, que se desarrolló desde una perspectiva investigativa, se realizó lectura del Proyecto Político Pedagógico, observación, cuestionario y elaboración de un informe sobre las experiencias vividas. Entre los principales resultados tenemos que los procesos sociales, políticos y educativos que involucran el ambiente escolar, desde la estructura física de la institución hasta la pedagógica, implican en las interacciones que ocurren durante las clases de Matemática.
Resumen en portugués Objetiva-se refletir acerca da importância da observação para a constituição da identidade profissional docente. Para tal, partimos da análise das experiências vivenciadas no Estágio Curricular Supervisionado I do Curso de Licenciatura em Matemática, em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Senhor do Bonfim (BA). Para a realização do Estágio, ocorrido numa perspectiva de pesquisa, foram feitas a leitura do Projeto Político Pedagógico, a observação, questionário e construção de um relatório acerca das experiências vividas. Entre os principais resultados, temos que os processos sociais, políticos e educacionais que envolvem o âmbito escolar, desde a estrutura física da instituição até a pedagógica, implicam nas interações que ocorrem durante as aulas de Matemática.
Palabras clave: Etapa de Observación,
Licenciatura en Matemáticas,
Escuela,
Formación de Profesores