Título del documento: Mulher e professora negra: narrativa e memória no exercício de ensinar no período da pandemia de COVID-19, em Montes Claros, Minas Gerais
Revue: Caminhos da História (Montes Claros. Online)
Instituciones: 1Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes),
2Universidade Federal de Uberlândia (UFU),
País: Brasil
Idioma: Portugués
Resumen en inglés In 2020, a new scenario presented humanity motivated by the Coronavirus pandemic. An impactful reality in several dimensions, however, revealing new challenges for the educational and historical field, fields of this study. How to deal with this situation in schools, especially in the public and elementary schools in Montes Claros, Minas Gerais? Faced with this situation, how did this pandemic crisis of Covid-19 establish relationships involving education, race, class and gender? How can we "tell" the life stories of black women teachers regarding their practices in the process of teaching and learning from elementary school? What were your experiences? With these questions, the research aimed to study the narratives and memories of women, teachers and blackwomen, in the exercise of teaching at that time, in Montes Claros. The methodology used consisted of Oral History, recounting interviews of nine collaborators, however, this narrative presents the story of only one of them, whose perceptions and experiences are similar. This is the story of an collaborator who goes through collective experiences. It was found that the pandemic surprised everyone and especially the professional school. Teachers were forced to adopt new measures, changing the work routine, creating dynamics for the non-face-to-face format. It was concluded that during this period there were several confrontations for the exercise of teaching, especially in peripheral schools, such as lack of technological resources and science of its functioning.
Resumen en español En 2020 se presentó a la humanidad un nuevo escenario motivado por la pandemia del Coronavirus. Una realidad impactante en varias dimensiones, sin embargo, que revela nuevos desafíos para el ámbito educativo e histórico, campos de este estudio. ¿Cómo enfrentar esta situación en las escuelas, especialmente en la red pública y en la educación básica de Montes Claros, Minas Gerais? Frente a esta situación, ¿cómo se han establecido esta crisis de la pandemia de Covid-19 relaciones que involucran educación, raza, clase y género? ¿Cómo podemos "contar" las historias de vida de las maestras negras sobre sus prácticas en el proceso de enseñanza y aprendizaje de la escuela primaria? ¿Cuáles fueron tus experiencias? Con estas preguntas, la investigación tuvo como objetivo estudiar las narrativas y memorias de mujeres, docentes y mujeres negras, en el ejercicio de la docencia en esa época, en Montes Claros. La metodología utilizada consistió en la Historia Oral, con entrevistas a nueve colaboradores, sin embargo, esta narrativa presenta la historia de uno solo de ellos, cuyas percepciones y experiencias son similares. Esta es la historia de un colaborador que permea las experiencias colectivas. Se comprobó que la pandemia sorprendió a todos y, sobre todo, al profesional de la escuela. Los docentes se vieron obligados a adoptar nuevas medidas, cambiando la rutina de trabajo, creando dinámicas para el formato no presencial. Se concluyó que, en este período, se presentaron varios enfrentamientos por el ejercicio de la docencia, especialmente en las escuelas periféricas, como, por ejemplo, la falta de recursos tecnológicos y de conocimiento de su funcionamiento.
Resumen en portugués Em 2020, um novo cenário se apresentou a humanidade motivada pela pandemia do Coronavirus. Uma realidade impactante em várias dimensões, contudo, revelando novos desafios para o campo educacional e histórico, campos desse estudo. Como lidar com essa situação nas escolas, em especial, na rede pública e no ensino fundamental em Montes Claros, Minas Gerais? Frente a essa situação, como essa crise pandêmica do Covid-19 estabeleceu as relações envolvendo a educação, raça, classe e gênero? Como podemos "contar" as histórias de vida de mulheres professoras negras referente às suas práticas no processo de ensinar e aprender do ensino fundamental? Quais foram as suas vivências? Com essas indagações, a pesquisa objetivou estudar as narrativas e memórias de mulheres, professoras e negras, no exercício de ensinar nessa época, em Montes Claros. A metodologia utilizada constituiu da História Oral, contando com entrevistas de noves colaboradoras, entretanto, essa narrativa apresenta a história de, apenas uma delas, cujas percepções e vivências são similares. Essa é a história de uma colaboradora que perpassa as experiências coletivas. Constatou-se que, a pandemia surpreendeu a todos e, sobretudo o profissional escolar. Professoras foram obrigadas a adotarem novas medidas, alterando a rotina de trabalho, criando dinâmicas para o formato não presencial. Concluiu-se que, nesse período houve vários enfrentamentos para o exercício do ensinar, em especial nas escolas periféricas, como, por exemplo, falta de recursos tecnológicos e ciência do seu funcionamento.
Palabras clave: Historias de vida,
Racismo,
Género,
Pandemia,