Estéticas do animal-estar

Título del documento: Estéticas do animal-estar
Revista: Alea: estudos neolatinos
Autores:
Instituciones: 1Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro. Brasil
Periodo: Ene-Jun
País: Brasil
Idioma: Portugués
Resumen en portugués Este ensaio é uma leitura do texto de Derrida O animal que logo sou (A seguir) e uma reflexão sobre os possíveis usos da expressão animal-estar para a descrição dos desafios contemporâneos da estética. Assim, ao investigar o desconforto subjetivo envolvido no gesto de ultrapassar a fronteira entre homem e animal, e de desterritorializar o pensamento, o estudo se debruça sobre os efeitos da anulação da distância estética e sobre a exacerbação do componente "sensível" da expressão geral "experiência sensível". Resultado da falha da domesticação da percepção, relacionado também à atualização das emoções e das reações do corpo, o animal-estar do leitor possibilita uma subversão da reflexividade especular redutora.
Resumen en inglés This essay is a reading of Derrida's The Animal That Therefore I Amand a reflection on the possibility of the uses of the expression animal-beingfor the description of the contemporary aims of esthetics. In analyzing the subjective discomfort involved in the gesture of crossing lines and of deterritorialization of the thinking, the paper investigates the effects of the annulation of the esthetic distance and of the extrapolation of the component "sensible" in the general expression "sensible experience". Because of the failure to provide the domestication of the perception, also related to the importance of emotions and body-reactions, the animal-being of the reader leads to a subversion of the reductive reflexivity.
Otro resumen Cet essai est une lecture de L'animal que donc je suis de Derrida et une réflexion sur les usages productifs du mot animal-être pour la description des enjeux contemporains de l'esthétique. Ainsi, en examinant le mal-être subjectif lié au geste de traverser les frontières homme-animal et de déterritorialiser l'acte de penser, l'étude se penche sur les effets de l'annulation de la distance esthétique et de l'exacerbation de l'élément "sensible" dans l'expression "expérience sensible". En résultant du fracas de la domestication de la perception et en mettant en jeu des émotions et des réactions corporelles, l'animal-être du lecteur permet aussi une subversion de la réflexivité spéculaire réductionniste.
Keyword: Esthetics,
Deconstruction,
Animality
Texto completo: Texto completo (Ver PDF) Texto completo (Ver HTML)