Infancia e vivencias formativas na educação infantil: "Qual o sentido das avaliações padronizadas nessa etapa educacional?"



Document title: Infancia e vivencias formativas na educação infantil: "Qual o sentido das avaliações padronizadas nessa etapa educacional?"
Journal: Retratos da Escola
Database: CLASE
System number: 000386025
ISSN: 1982-131X
Authors: 1
2
Institutions: 1Universidade de Sao Paulo, Ribeirao Preto, Sao Paulo. Brasil
2Universidade de Sao Paulo, Faculdade de Filosofia, Ciencias e Letras, Ribeirao Preto, Sao Paulo. Brasil
Year:
Season: Jul-Dic
Volumen: 5
Number: 9
Pages: 275-289
Country: Brasil
Language: Portugués
Document type: Artículo
Approach: Crítico
Spanish abstract En este artículo, discutimos las propuestas presentadas, en 2011, por la Secretaría de Asuntos Estratégicos, órgano vinculado a la Presidencia de la República, sobre la evaluación de niños de un mes a cinco años de edad, confrontándolas con la legislación y otras orientaciones nacionales para la educación infantil en vigor, con la intención de evidenciar que estamos entendiendo aquí, como un retroceso de los derechos educacionales para la pequeña infancia
English abstract In this article the proposals made in 2011 by the Secretariat for Strategic Affairs, an agency linked to the Presidency, on the assessment of children from one month to five years of age, are con - fronted with the legislation and other national guidelines in force for early childhood education, in order to highlight what is herein understood as a setback for t he educational rights of small children
Other abstract Dans cet article, nous discutons les propositions présentées en 2011 par le Secrétariat des Sujets Stratégiques (organisme lié à la Présidence de la République) relatives à l’évaluation des enfants de un mois à cinq ans, en les confrontant avec la législation et les autres directives en vigueur sur l’édu - cation infantile, avec l’intention de mettre en évidence ce que nous comprenons ici comme un recul des droits éducationnels de la petite enfance
Portuguese abstract Neste artigo, sob a forma de um ensaio, discutimos as propostas apresentadas, em 2011, pela Secretaria de Assuntos Estratégicos, órgão vinculado à Presidência da República, especialmente no que se refere à avaliação de crianças de um mês a cinco anos de idade, confrontando-as com a legislação e outras orientações nacionais para a educação infantil em vigor, com o intuito de evidenciar o que estamos entendendo, aqui, como um retrocesso no que se refere aos direitos educacionais para a pequena infância
Disciplines: Educación,
Sociología
Keyword: Educación preescolar,
Desarrollo social,
Evaluación educativa,
Legislación educativa,
Políticas públicas,
Brasil
Full text: Texto completo (Ver HTML)