Avaliacao das politicas em educacao. A coordenacao sistemica pela Uniao



Document title: Avaliacao das politicas em educacao. A coordenacao sistemica pela Uniao
Journal: Retratos da Escola
Database: CLASE
System number: 000400553
ISSN: 1982-131X
Authors: 1
1
Institutions: 1Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educacao, Belo Horizonte, Minas Gerais. Brasil
Year:
Season: Ene-Jun
Volumen: 6
Number: 10
Pages: 79-93
Country: Brasil
Language: Portugués
Document type: Artículo
Approach: Crítico
Spanish abstract Este artículo discute la importancia de los sistemas de evaluación educacional en la regulación de las acciones entre los actores gubernamentales y no gubernamentales, que participan de dichos sistemas. El término ‘regulación’ es utilizado como modo de articulación y coordinación de acciones – de gobernación – y no apenas, como dispositivo de control. En la actualidad, la divulgación de resultados sobre el rendimiento escolar de estudiantes es un dispositivo central en el modo de regulación por desempeño. El estudio registra la centralidad de las políticas de evaluación para la regulación sistémica, bajo el discurso de promoción de la calidad
English abstract This article discusses the importance of educational assessment systems for regulating action on the part of participant governmental and non governmental organizations. The term ‘regulation’ is understood as a means of expressing and coordination action as governance and not just as a control mechanism. At present, the publication of the results of students’ academic achievement is an important mechanism in regulating performance. This study stresses the centrality of assessment policies for systemic regulation, under the guise of quality promotion
Other abstract Cet article traite de l’importance des systèmes d’évaluation éducationnelle dans la régulation des actions entre les acteurs gouvernementaux et non gouvernementaux qui y participent. Le terme ‘régulation’ est saisi comme une manière d’articulation et de coordination d’actions - de gouvernement - et pas seulement comme dispositif de contrôle. Actuellement, la divulgation de résultats du rendement scolaire d’étudiants est un dispositif central dans le mode de régulation par rendement. L’étude inscrit la centralité des politiques d’évaluation pour la régulation systémique, dans le cadre de la promotion de la qualité
Portuguese abstract Este artigo discute a importância dos sistemas de avaliação educacional na regulação das ações entre os atores governamentais e não governamentais que neles participam. O termo "regulação" é apreendido como modo de articulação e coordenação de ações – de governação – e não, apenas, como dispositivo de controle. Na atualidade, a divulgação de resultados do rendimento escolar de estudantes é um dispositivo central no modo de regulação por desempenho. O estudo registra a centralidade das políticas de avaliação para a regulação sistêmica, sob o discurso de promoção da qualidade
Disciplines: Administración y contaduría,
Educación
Keyword: Administración pública,
Evaluación educativa,
Sistemas educativos,
Desempeño escolar,
Educación básica,
Educación superior,
Financiamiento,
Federalismo,
Política educativa,
Brasil
Full text: Texto completo (Ver HTML)