Estudante de primeira geração (p-ger) na educação superior brasileira



Document title: Estudante de primeira geração (p-ger) na educação superior brasileira
Journal: Cadernos de pesquisa
Database: CLASE
System number: 000532041
ISSN: 0100-1574
Authors: 1
2
3
Institutions: 1Universidade La Salle, Canoas, Rio Grande do Sul. Brasil
2Pontificia Universidade Catolica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Brasil
3University of Maryland, College Park, Maryland. Estados Unidos de América
Year:
Season: Jul-Sep
Volumen: 49
Number: 173
Pages: 28-43
Country: Brasil
Language: Portugués, inglés
Document type: Artículo
Approach: Analítico
Spanish abstract El texto discute, con base en investigación bibliográfica internacional y nacional, el concepto de estudiante de primera generación (P-Gen), sus características y como él puede ser aplicado en el contexto brasileño. En paralelo, toma en consideración los resultados del Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) (2015, 2016, 2017) sobre el perfil del estudiante, forneciendo algunos identificadores de la diversidad en el acceso a la educación terciaria por estudiantes de P-Gen en relación a estudiantes de Generación continua (C-Gen), en graduandos en la educación superior. Concluye sobre la complejidad del concepto de ser de primera generación, en cuanto sugiere maneras de cómo puede ser usado para la evaluación y relaciones con la expansión en la Educación Superior
English abstract The paper addresses, based on international and national bibliographic research, the concept of first-generation student (F-Gen) and his/her characteristics as it applies to the Brazilian context. It takes into account the results of Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) (2015, 2016, 2017) on the profile of the student, providing some indicators about diversity in Higher Education access by examining degree completion of first-generation college student (F-Gen) while contrasting it with that of continuing college students (C-Gen). The paper concludes discussing the complexity of the concept of being first generation, while suggesting ways how it can be used in assessing college participation in higher education
Other abstract Résumé La notion d’étudiant de première génération (P-Gen), ses caractéristiques et son application dans le contexte brésilien sont abordés s´appuyant sur une bibliographie nationale et internationale. Cette étude prend en compte, en même temps, les résultats du Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) (2015, 2016, 2017) concernant le profil de ces étudiants, ce rapport fournit quelques indicateurs relatifs à la question de la diversité dans l’accès à l’enseignement supérieur et compare les étudiants diplômésde P-Gen à ceux de Génération continue (C-Gen). La conclusion souligne la complexité du concept de première génération et suggère des manières d’utiliser cette notion dans l’évaluation et son rapport avec l’expansion de l’Enseignement Supérieur
Portuguese abstract O texto discute, com fundamento em pesquisa bibliográfica internacional e nacional, o conceito de estudante de 1ª geração (P-Ger), suas características e como ele é aplicado no contexto brasileiro. Paralelamente, leva em consideração resultados do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) (2015, 2016, 2017) sobre o perfil do estudante, fornecendo alguns indicadores quanto à diversidade no acesso à educação superior ao examinar estudantes P-Ger em relação a estudantes de geração contínua (C-Ger). Conclui sobre a complexidade do conceito em definir o que é ser de 1ª geração, enquanto sugere formas de como o conceito pode ser empregado para a avaliação e suas relações com a expansão da educação superior
Disciplines: Educación,
Bibliotecología y ciencia de la información
Keyword: Educación superior,
Fuentes documentales,
Estudiantes,
Primera generación,
Brasil,
Exame Nacional de Desempenho de Estudantes,
Perfil del estudiante,
Acceso a la educación
Keyword: Higher education,
Documentary sources,
Students,
First generation,
Brazil,
Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (National Student Performance Exam),
Student profile,
Access to education
Full text: Texto completo (Ver HTML) Texto completo (Ver PDF)