PRODUZIR CURRÍCULOS INTERCULTURAIS NA PERSPECTIVA DA LEI 11.645/2008

Título del documento: PRODUZIR CURRÍCULOS INTERCULTURAIS NA PERSPECTIVA DA LEI 11.645/2008
Revista: Revista espaco do curriculo
ISSN: 1983-1579
Autors: 1
Institucions: 1Universidade Federal de Rondônia, Brasil.,
2Universidade Federal do Amapá, Brasil.,
Any:
Volum: 16
Paginació: 1-23
País: Brasil
Idioma: Portugués
Resumen en inglés The article aims to provide historiographical knowledge about the Karipuna indigenous people. This is a possible response to the educational policy stemming from Law 11,645/2008 that established the mandatory study of indigenous histories and cultures in the curriculum. It was elaborated from the qualitative approach having as central procedure of source of the data the digital bibliographic research. Theoretical interests took into account the studies on intercultural pedagogical policy triggered by the aforementioned normative, the contributions of Paulo Freire"s thought in interface with readings that problematize the logics of colonial oppression-capitalist, in addition to publications dealing with this indigenous people. It was possible to verify through 10 (ten) occurrences located between 1749 and 1889 that the Karipuna had ways of living according to their cultural tradition with the insertion of some Western customs. They were represented by the narrators in a pendular way: sometimes helpful, sometimes "wild evil", elements that still resonate in the present. In the course of these "boundary situations" they elaborated different strategies of resistance or "unheard-of-viable" through clashes, escapes, friendly meetings, isolations, to ensure the right to existence in contemporaneity. The expectation is that the re-examination of this work can contribute as a resource of valorization of the indigenous histories and cultures in the school space.
Resumen en español El artículo tiene la finalidad de proporcionar conocimientos historiográficos sobre el pueblo indígena Karipuna. Trata de una posible respuesta a la política educativa derivada de la Ley 11.645/2008 que estableció la obligatoriedad del estudio de las historias y culturas indígenas en el currículo. Fue elaborado a partir del abordaje cualitativo teniendo como procedimiento central de fuente de los datos la investigación bibliográfica digital. Los intereses teóricos tuvieron en cuenta los estudios sobre la política pedagógica intercultural desencadenada por dicha normativa, las contribuciones del pensamiento de Paulo Freire en interfaz con lecturas que problematizan las lógicas de la opresión colonial-capitalista, además de publicaciones que tratan de este pueblo indígena. Fue posible verificar por medio de 10 (diez) ocurrencias localizadas entre 1749 y 1889 que los Karipuna poseían formas de vivir de acuerdo con su tradición cultural con la inserción de algunas costumbres occidentales. Fueron representados por los narradores de forma pendular: ora prestativos, ora "mal salvajes", elementos que aún repercuten en la actualidad. En el transcurso de estas "situaciones-límites" elaboraron diferentes estrategias de resistencia o "inéditos-viables" por medio de embates, fugas, encuentros amistosos, aislamientos, para asegurar el derecho a la existencia en la contemporaneidad. La expectativa es que la revisión de este trabajo pueda contribuir como recurso de valoración de las historias y culturas indígenas en el espacio escolar.
Resumen en portugués O artigo tem a finalidade de disponibilizar conhecimentos historiográficos sobre o povo indígena Karipuna. Trata de uma possível resposta à política educacional decorrente da Lei 11.645/2008 que estabeleceu a obrigatoriedade do estudo das histórias e culturas indígenas no currículo. Foi elaborado a partir da abordagem qualitativa tendo como procedimento central de fonte dos dados a pesquisa bibliográfica digital. Os interesses teóricos levaram em conta os estudos sobre a política pedagógica intercultural desencadeada pela referida normativa, as contribuições do pensamento de Paulo Freire em interface com leituras que problematizam as lógicas da opressão colonial-capitalista, além de publicações que tratam deste povo indígena. Foi possível verificar por meio de 10 (dez) ocorrências localizadas entre 1749 e 1889 que os Karipuna possuíam formas de viver de acordo com sua tradição cultural com a inserção de alguns costumes ocidentais. Foram representados pelos narradores de forma pendular: ora prestativos, ora "mal selvagens", elementos que ainda repercutem na atualidade. No decorrer destas "situações-limites" elaboraram diferentes estratégias de resistência ou "inéditos-viáveis" por meio de embates, fugas, encontros amistosos, isolamentos, para assegurar o direito à existência na contemporaneidade. A expectativa é que este trabalho possa contribuir como recurso de conhecimento, problematização e valorização das histórias e culturas indígenas no espaço escolar.
Paraules clau: Pueblo Indígena Karipuna,
Currículo Intercultural,
Política Educativa Intercultural,
Ley 11.645/2008