CURRÍCULO E FORMAÇÃO DOCENTE MULTICULTURAL EM TEMPOS (PÓS)-PANDÊMICOS

Título del documento: CURRÍCULO E FORMAÇÃO DOCENTE MULTICULTURAL EM TEMPOS (PÓS)-PANDÊMICOS
Revista: Revista espaco do curriculo
ISSN: 1983-1579
Autors: 1
Institucions: 1Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.,
Any:
Volum: 16
Paginació: 1-9
País: Brasil
Idioma: Portugués
Resumen en inglés This article is based on previous studies (IVENICKI, 2021 a, b, c), as well as on a recent lecture at the X International Colloquium on Curricular Policies/VI National Seminar of the Research Group Curriculum and Educational Practices/III Symposium of the Northeast Region on Curriculum, held at the Federal University of Paraíba in September 2022, addressing that theme. The central objective is to contribute to the unveiling of contradictions and challenges of educational contexts that deal with cultural plurality, challenges that were even more exposed with the emergence of the COVID-19 Coronavirus pandemic, which broke out in the world in 2020.  The article deals, firstly, with the meanings of multicultural perspectives (IVENICKI, 2018, 2019, 2020) and intersectional perspectives in education and curriculum, pointing to its possibilities in unequal and multicultural contexts. Next, it outlines a vision of Brazilian educational policies aimed at mitigating the impact of the COVID-19 pandemic on the Brazilian educational system and its impacts. It concludes, presenting considerations to think about multicultural and intersectional curricula in a (post) pandemic period, in order to envision an education that seeks to overcome inequalities and the invisibility of differences.
Resumen en español Este artículo se basa en estudios previos (IVENICKI, 2021 a, b, c), así como en una conferencia reciente en el X Coloquio Internacional de Políticas Curriculares/VI Seminario Nacional del Grupo de Investigación Currículo y Prácticas Educativas/III Simposio de la Región Nordeste sobre Currículo, realizado en la Universidad Federal de Paraíba en septiembre de 2022, abordando el tema en pantalla. El objetivo central es contribuir a la develación de las contradicciones y desafíos de los contextos educativos que tienen que ver con la pluralidad cultural, desafíos que quedaron aún más expuestos con la aparición de la pandemia de Coronavirus COVID-19, que estalló en el mundo en 2020.  El artículo trata, en primer lugar, de los significados de las perspectivas multiculturales (IVENICKI, 2018, 2019, 2020) y las perspectivas interseccionales en la educación y el currículo, señalando sus posibilidades en contextos desiguales y multiculturales. A continuación, esboza una visión de las políticas educativas brasileñas destinadas a mitigar el impacto de la pandemia de COVID-19 en el sistema educativo brasileño y sus impactos. Concluye, presentando consideraciones para pensar en currículos multiculturales e interseccionales en un período pandémico (post), con el fin de vislumbrar una educación que busca superar las desigualdades y el pago de diferencias.
Resumen en portugués O presente artigo baseia-se em estudos anteriormente realizados (IVENICKI, 2021 a, b, c), bem como em palestra recente no X Colóquio Internacional de Políticas Curriculares/VI Seminário Nacional do Grupo de Pesquisa Currículo e Práticas Educativas/III Simpósio da Região Nordeste sobre Currículo, realizado na Universidade Federal da Paraíba, em setembro de 2022, abordando a temática em tela. O objetivo central é o de contribuir para se desvendar contradições e desafios dos contextos educacionais que lidam com a pluralidade cultural, desafios estes que ainda ficaram mais expostos com o surgimento da pandemia de Coronavírus COVID-19, que eclodiu no mundo em 2020.  O artigo aborda, em primeiro lugar, os significados das perspectivas multiculturais (IVENICKI, 2018, 2019, 2020) e interseccionais na educação e no currículo, apontando para suas possibilidades em contextos desiguais e multiculturais. Em seguida, delineia uma visão das políticas educacionais brasileiras voltadas para a mitigação do impacto da pandemia COVID-19 no sistema educacional brasileiro e seus impactos. Conclui, apresentando considerações para se pensar em currículos multiculturais e interseccionais em período (pós) pandêmico, de modo a se vislumbrar uma educação que busque superar desigualdades e o apagamento das diferenças.
Paraules clau: Multiculturalismo,
Currículo,
Escenarios (post) pandémicos
Keyword: Multiculturalism,