Título del documento: Relatório Delors e Relatório Cuéllar: desmistificando a diversidade cultural e a educação na política educacional brasileira a partir da década de 1990
Revista: Visao global
Base de datos: CLASE
Instituciones: 1Coordenacao de Aperfeicoamento de Pessoal de Nivel Superior, Observatorio de Educacao Indigena, Maringa, Parana. Brasil
2Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnologico, Grupo de Estudos e Pesquisas em Politicas e Gestao Educacional, Maringa, Parana. Brasil
3Universidade Estadual de Maringa, Departamento de Teoria e Pratica da Educacao, Maringa, Parana. Brasil
Periodo: Jul-Dic
País: Brasil
Idioma: Portugués
Enfoque: Analítico, descriptivo
Resumen en español A década de 1990 foi marcada por muitas transformações sociais, das quais se delinearam novas relações de trabalho, novas tecnologias, novas relações diplomáticas, novos movimentos sociais e novas formas de atuação do Estado. Durante esse período, surge um tema que se tornou fundamental em nosso cenário, a diversidade cultural, a qual tem sido discutida, enfaticamente pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, no que se refere ao debate educacional brasileiro e as orientações das políticas públicas para a educação. Neste artigo, buscou-se analisar duas principais fontes primárias geradas na esfera da Unesco, sendo: o Relatório Delors intitulado como Educação: um tesouro a descobrir e o Relatório Cuéllar intitulado como Nossa diversidade criadora . Nas duas fontes observadas, identificou-se a correlação entre cultura e desenvolvimento (CUÉLLAR, 1997) e do papel fundamental da educação em promover o de senvolvimento (DELORS, 1999). Ademais, buscou-se solucionar questões a priori levantadas, nas quais consistem alguns conceitos, como: cultura, desenvolvimento econômico e humano, equidade, diversidade cultural e qual a relação que a educação estabelece frente a essas temáticas? Portanto, a grande crítica que se destaca é a de que as políticas públicas e práticas das instituições escolares preconizam a diversidade cultural e a educação de todos e de qualidade orientada pelas agências internacionais, mas será que as articulações moralistas destas preconizam, de fato, os ideais estabelecidos como a promoção de direitos educacionais a todos, o respeito à diversidade diante de uma sociedade que excluie causa desigualdades por toda extensão do capitalismo?
Resumen en inglés The 1990s was marked by many social changes, which are outlined in new working relationships, new technologies, new diplomatic relations, new so - cial movements and new forms of State action. During this period, there is a theme that became central in our scenario, cultural diversity, which has been discussed emphatically by Unesco (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization) in relation to the Brazilian educational debate and policy guidelines for public education. In this article, we have analyzed two main primary sources generated in the sphere of Unesco, namely: the Delors Report titled “Education: The Treasure Within” and Cuéllar Report titled “Our Creative Diversity”. Observed in the two sources, we identified the correlation between culture and development (CUÉLLAR, 1997) and the key role of education in promoting development (Delors, 1999). Furthermore, we attempted to resolve issues raised in advance, in which consist of some concepts such as culture, economic and human development, equity, cultural diversity and what is the relationship that education lays ahead for these issues? Therefore, the major criticism that stands out is that the policies and practices of educational institutions advocate cultural diversity and education for all and quality oriented international agencies, but would recommend these joints moralists, indeed, the ideals set the promotion of educational opportunities for all, respect for diversity against a society that excludes and cause inequalities along the full extent of capitalism?
Disciplinas: Educación
Palabras clave: Planeación y políticas educativas,
Diversidad cultural,
Política educativa,