Título del documento: Relações Étnicas: desafios para o Ensino, Pesquisa e Extensão no Campo Interdisciplinar
Revista: Revista Odeere
Número de sistema: 000532034
Instituciones: 1Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade,
País: Brasil
Idioma: Portugués
Resumen en portugués Neste artigo estamos propondo falar sobre Ensino, Pesquisa e Extensão como pretexto para pensar sobre as Relações Étnicas. Ou seja, de forma didática vamos falar sobre as Relações Étnicas e a indissociabilidade no tripé ENSINO-EXTENSÃO-PESQUISA, nesta ordem, pois enseja nossa experiência na educação superior no espaço do ODEERE. As perspectivas educacionais descolonizadoras lançam o olhar sobre processos de produção de conhecimentos que se voltem para pensar/debater metodologias que dê voz aos sujeitos, enaltecendo a oralidade e, portanto, o "senso comum" no sentido atribuído por Geertz em sua produção "Saber Local". Tais perspectivas nos coloca os desafios que a problemática das fronteiras nas relações entre diferentes etnicidades nos apontam nos espaços educacionais.Palavras-chave: Pesquisa, Ensino, Exrtensão, Relações Étnicas, ODEERE.
Resumen en inglés In this article we are proposing to talk about Teaching, Research and Extension as a pretext for thinking about Ethnic Relations. That is, in a didactic way we are going to talk about Ethnic Relations and the inseparability on the tripod TEACHING-EXTENSION-RESEARCH, in that order, as it enshrines our experience in higher education in the ODEERE space. The decolonizing educational perspectives look at knowledge production processes that focus on thinking/debating methodologies that give voice to the subjects, highlighting orality and, therefore, "common sense" in the sense attributed by Geertz in his production "Saber Local". Such perspectives present us with the challenges that the issue of borders in the relationships between different ethnicities points us to in educational spaces.Keywords: Research, Teaching, Extension, Ethnic Relations, ODEERE.
Resumen en español En este artículo proponemos hablar sobre la enseñanza, la investigación y la extensión como pretexto para pensar en las relaciones étnicas. Es decir, de manera didáctica vamos a hablar sobre las relaciones étnicas y la inseparabilidad en el trípode ENSEÑANZA-EXTENSIÓN-INVESTIGACIÓN, en ese orden, ya que consagra nuestra experiencia en educación superior en el espacio ODEERE. Las perspectivas educativas descolonizadoras analizan los procesos de producción de conocimiento que se centran en metodologías de pensamiento / debate que dan voz a los sujetos, destacando la oralidad y, por lo tanto, el "sentido común" en el sentido atribuido por Geertz en su producción "Sabre Local ". Tales perspectivas nos presentan los desafíos que el tema de las fronteras en las relaciones entre las diferentes etnias nos señalan en los espacios educativos.Palabras clave: Investigación, Docencia, Extensión, Relaciones étnicas, ODEERE.
Texto completo: Texto completo (Ver PDF)