Paisagens rurais - desenvolvimento e desenho a partir da decolonialidade

Título del documento: Paisagens rurais - desenvolvimento e desenho a partir da decolonialidade
Revista: Revista Odeere
Número de sistema: 000532044
Instituciones: 1Universidade Federal da Integração Latinoamericana,
País: Brasil
Idioma: Portugués
Resumen en inglés We first seek to approach the concept of development in decoloniality, with emphasis on the various forms of colonialism aimed at the destruction of nature and non-dualistic ways of life. From this, we salvaged the notion of design from Arturo Escobar that compares relational and dualistic ontology, relating these concepts to development in colonialism, (which is) the destruction of nature and institutional environmental racism. Through bibliographic review, we emphasize the importance of decolonial studies and practices, and autonomous design for the decolonization of nature and, more generally, of spaces subalternated by coloniality, in their most diverse forms.
Resumen en portugués Buscamos, primeiramente, abordar o conceito de desenvolvimento na colonialidade, com ênfase nas diversas formas de colonialidade direcionadas à destruição da natureza e de modos de vida não dualistas. A partir disso, resgatamos a noção de desenho em Arturo Escobar que compara ontologia relacional e dualista, relacionando esses conceitos ao desenvolvimento na colonialidade, à destruição da natureza e ao racismo ambiental institucional. Através da revisão bibliográfica, ressaltamos a importância dos estudos e práticas decoloniais e do desenho autônomo para a descolonização da natureza e, de modo mais geral, dos espaços subalternizados pela colonialidade, em suas mais diversas formas.
Resumen en español Buscamos, en primer lugar, discutir el concepto de desarrollo en la colonialidad, con énfasis en sus diversas formas volcadas a la destrucción de la naturaleza y de modos de vida no dualistas. Desde este punto, rescatamos la noción de diseño en Arturo Escobar, quién compara ontología relacional y ontología dualista, relacionando dichos conceptos al desarrollo en la colonialidad, a la destrucción de la naturaleza y al racismo ambiental institucional. Haciendo una revisión bibliográfica, subrayamos la importancia de los estudios y practicas decoloniales y del diseño autónomo para la descolonización de la naturaleza y, de modo aún más general, de los espacios subalternados por la colonialidad en sus más diversas formas.
Texto completo: Texto completo (Ver PDF)