Vulnerabilidade clínico funcional masculina entre idosos institucionalizados

Título del documento: Vulnerabilidade clínico funcional masculina entre idosos institucionalizados
Revista: Enfermería Actual de Costa Rica
Instituciones: 1Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó,, Santa Catarina. Brasil
2Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) Faculdade de SaúdeColetiva Instituto de EstudosemSaúde e Biológica, Marabá, Pará. Brasil
3Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) Faculdade de SaúdeColetiva Instituto de EstudosemSaúde e biológicas (IESB), Marabá,, Pará. Brasil.
4Universidade do Estado do Pará, Pará. Brasil
5Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém,, Pará. Brasil
6Universidade Federal do Pará (UFPA) Faculdade de Enfermagem Programa de pósGraduaçãoemEnfermagem, Belém, Pará. Brasil
Periodo: Jul-Dic
País: Costa Rica
Idioma: Portugués
Resumen en español Objetivo: Analizar la vulnerabilidad clínica funcional masculina entre adultos mayores institucionalizados en dos unidades de cuidados de largo plazo utilizando el Índice de Vulnerabilidad Clínica Funcional (IVCF-20). Método: Se trata de un estudio transversal y comparativo, se utilizó una muestra de conveniencia, participaron 31 adultos mayores institucionalizados en dos Instituciones de Larga Duración ubicadas en el municipio de Marabá-PA, de enero a mayo de 2019. Para la vulnerabilidad se utilizó el instrumento IVCF-20 y se aplicó la prueba G para el análisis estadístico, considerando el nivel de significancia de p≤0.05. Todos los preceptos éticos en la investigación estaban garantizados. Resultados: Predominó el grupo de edad entre 60-74 años, solteros, jubilados y con bajo nivel educativo. Los adultos mayores institucionalizados tenían algunas enfermedades previas, como la hipertensión arterial sistémica (50 %), seguida de la hiperplasia prostática (36,8%). En cuanto a la vulnerabilidad, los grupos mostraron deterioro en las actividades básicas e instrumentales de la vida diaria, en cognición, de humor, movilidad en términos de alcanzar o agarrar objetos, capacidad aeróbica y muscular durante la marcha y pérdida urinaria y fecal. Los adultos mayores pertenecientes a la institución A tenían una vulnerabilidad clínica funcional más comprometida que los pertenecientes a la institución B. Conclusión: Los resultados muestran un alto grado de vulnerabilidad de los adultos mayores institucionalizados, ampliando las discusiones sobre políticas públicas dirigidas a la población masculina adulta mayor.
Resumen en portugués Objetivo: Analisar a vulnerabilidade clínico funcional masculina entre idosos institucionalizados em duas unidades de longa permanência por meio do instrumento Índice de Vulnerabilidade Clínico Funcional (IVCF-20). Metodologia: Trata-se de um estudo transversal e comparativo, no qual se utilizou uma amostra por conveniência em que participaram 31 homens idosos institucionalizados em duas Instituições de Longa Permanência localizadas no município de Marabá-PA, no período de janeiro a maio de 2019. Para a vulnerabilidade, utilizou-se o instrumento IVCF-20 e para a análise estatística foi aplicado o Teste G considerando o nível de significância de p≤0,05. Todos os preceitos éticos em pesquisa foram assegurados. Resultados: Nos grupos predominaram a faixa etária entre 60-74 anos, solteiros, aposentados e com grau de escolaridade baixo. Os idosos institucionalizados apresentavam algumas doenças prévias como Hipertensão Arterial Sistêmica (50%) seguido de Hiperplasia da Próstata (36,8%). Quanto a vulnerabilidade, os grupos apresentaram comprometimento nas atividades de vida diária básicas e instrumentais; na cognição; no humor; na mobilidade no que tange ao alcance e/ou preensão de objetos, na capacidade aeróbica e muscular, durante a marcha e na perda urinária e fecal. Os idosos pertencentes a instituição A apresentaram vulnerabilidade clínica funcional mais comprometida do que idosos pertencentes a instituição B. Conclusão: Os resultados evidenciam alto grau de vulnerabilidade dos idosos institucionalizados ampliando discussões sobre as políticas públicas direcionadas à população idosa masculina.
Resumen en inglés Aim: To analyze functional clinical vulnerability in institutionalized elderly males in two long-term care units using the Functional Clinical Vulnerability Index (IVCF-20). Method: This is a cross-sectional and comparative study. A convenience sample was used, and as a result, 31 senior males in two institutionalized long-term institutions located in the municipality of Marabá-PA from January to May 2019 participated in the study. The IVCF-20 instrument was used to evaluate the vulnerability; a G test was applied for the statistical analysis considering a significance level of p≤0.05. All ethical requirements for research were guaranteed. Results: Among all groups, the age group between 60-74 years old, single, retired, and with a low level of education predominated. Institutionalized older people had some previous diseases such as Systemic Arterial Hypertension (50%) followed by Prostate Hyperplasia (36,8%). As for vulnerability, the groups showed an impairment in basic and instrumental activities of daily living, in cognition, in mood, mobility about reaching and / or grasping objects, aerobic and muscular capacity, gait, and urinary and fecal loss. The elderly belonging to institution A had more compromised functional clinical vulnerability than the elderly belonging to institution B. Conclusion: The results show a high degree vulnerability in institutionalized elderly citizens; discussions about public policies aimed at the elderly male population should expand.
Palabras clave: Salud-del-anciano,
Salud-del-hombre,
Vulnerabilidad-en-Salud.
Keyword: Health-of-the-elderly,