Título del documento: Engajamento de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental no uso de Objetos de Aprendizagem
Revista: Educitec
Instituciones: 1Universidade Estadual Paulista,
Número: N:
Paginación: 196522-196522
País: Brasil
Idioma: Portugués
Resumen en inglés This paper aims to investigate how the use of Learning Objects can promote 1st and 2nd-grade students to engage in school activities. In this paper, we are going to consider the existence of three dimensions of engagement: behavioral engagement, cognitive engagement, and emotional engagement. The methodological approach used was Action Research and data collection was obtained through observation of students' classes in a computer laboratory of a municipal school located in the interior of the State of São Paulo and through interviews with the involved teachers. In a general way, the results indicate that the use of Learning Objects is a viable alternative to promote student engagement in school activities. However, from the data collected, it was not possible to understand the reasons that led some students not to engage in the activities. For this reason, we consider it important to perform new research to investigate the factors that result in some disengaged behaviors during the use of Learning Objects.
Resumen en español Este artículo tiene como objetivo investigar si el uso de Objetos de Aprendizaje puede promover el compromiso en las actividades escolares en estudiantes de 1° y 2° grado. Usamos el concepto que considera la existencia de tres dimensiones del compromiso: compromiso conductual, compromiso cognitivo y compromiso emocional. Elenfoque metodológico utilizado fue la Investigación Acción y la recolección de datos se realizó a través de la observación de clases realizadas en un laboratorio de informática de una escuela municipal ubicada en el interior del Estado de São Paulo y de entrevistas con los profesores participantes. En general, los resultados indican que el uso de Objetos de Aprendizaje es una alternativa viable para promover la participación de los estudiantes en las actividades escolares. Sin embargo, a partir de los datos recolectados, no fue posible comprender las razones que llevaron algunos estudiantes a comportamientos no comprometidos, por ese motivo consideramos relevante realizar otras investigaciones que identifican los factores que resultan en comportamientos de desinterés y no comprometidos durante el uso de Objetos de Aprendizaje.
Resumen en portugués O presente artigo tem o objetivo de investigar se o uso de Objetos de Aprendizagem pode possibilitar o engajamento de alunos de 1º e 2º ano do ensino fundamental nas atividades escolares. Nele serão empregadas as concepções que consideram a existência de três dimensões do engajamento: o engajamento comportamental, o engajamento cognitivo, e o engajamento emocional. A abordagem metodológica utilizada foi a da Pesquisa-ação e a coleta de dados foi realizada por meio do acompanhamento de aulas realizadas em um laboratório de informática de uma escola municipal localizada no interior do Estado de São Paulo e de entrevistas com as professoras participantes. De maneira geral, os resultados indicam que o uso de Objetos de aprendizagem é uma alternativa viável para promover o engajamento dos alunos nas atividades escolares. No entanto, a partir dos dados coletados, não foi possível compreender os motivos que levaram alguns alunos a não se engajarem nas atividades, e por esse motivo, consideramos relevante a realização de pesquisas que investiguem os fatores que resultem em comportamentos desengajados durante o uso de Objetos de Aprendizagem.
Palabras clave: Proceso de Enseñanza-Aprendizaje,
Tecnologia Educacional,
Escuelas primarias
Keyword: Learning Processes,