Título del documento: A modelagem matemática como uma metodologia investigativa e crítica nas aulas de Matemática
Revista: Educação Matemática Debate
Instituciones: 1Universidade do Estado de Mato Grosso,
2Universidade Estadual da Paraíba,
3Universidade Federal de Mato Grosso,
País: Brasil
Idioma: Portugués
Resumen en inglés We emphasize that, the search for methodologies that are suitable for teaching that enables the intellectual and citizen education of students becomes increasingly strong and emerging. In this perspective, the different Trends in Mathematics Education can make a decisive contribution and, in the specific case of the Modelling in Mathematical Education and Mathematical Investigation in the Classroom trends, we observe converging aspects. In this regard, we reflect, in this article, about the possibilities of Mathematical Modelling  as an investigative methodology in Mathematics classes, as well as about what may favor or hinder this methodology"s implementation in the classroom and about the importance of oral communication between the participants of the interactions, in the validation phase, particularly.Keywords: Modelling Mathematics. Mathematical Investigation in the Classroom. Oral communication. Reflections.
Resumen en portugués Ressaltamos que, a busca por metodologias que estejam adequadas a um ensino que possibilite a formação intelectual e cidadã dos alunos, torna-se cada vez mais forte e emergente. Nessa perspectiva, as diferentes tendências da Educação Matemática podem contribuir de modo decisivo e, no caso particular das tendências Modelagem em Educação Matemática e Investigação Matemática na Sala de Aula, observamos aspectos que convergem. Neste sentido, refletimos aqui, possibilidades da Modelagem Matemática como uma metodologia investigativa nas aulas de Matemática, o que pode favorecer ou dificultar a implementação desta metodologia na sala de aula e sobre a importância da comunicação oral entre os participantes das interações, na fase de validação, particularmente.Palavras-chave: Modelagem Matemática. Investigações Matemáticas na Sala de Aula. Comunicação Oral. Reflexões.
Texto completo: Texto completo (Ver PDF)