Uma análise generificada sobre o projeto gênero e diversidade na escola



Título del documento: Uma análise generificada sobre o projeto gênero e diversidade na escola
Revista: Cadernos de pesquisa
Base de datos: CLASE
Número de sistema: 000532076
ISSN: 0100-1574
Autores: 1
1
Instituciones: 1Universidade Federal do Reconcavo da Bahia, Salvador, Bahia. Brasil
2Universidade Federal do Espirito Santo, Vitoria, Espirito Santo. Brasil
Año:
Periodo: Jul-Sep
Volumen: 49
Número: 173
Paginación: 226-243
País: Brasil
Idioma: Portugués, inglés
Tipo de documento: Artículo
Enfoque: Descriptivo
Resumen en español A partir de los estudios feministas y en una perspectiva posestructuralista, discutimos cómo el género y la diversidad son impulsados conceptualmente y metodológicamente en la agenda de una política de formación de profesores/as de la educación básica regida por la educación para la diversidad, titulada Projeto Gênero e Diversidade na Escola [Proyecto Género y Diversidad en Escuela] (GDE). Analizamos cuatro documentos orientadores del GDE entre los años 2007 y 2011. Realizamos un análisis cultural para argumentar sobre las ininteligibilidades de una educación en género y en diversidad propuesta por la política basada en el trato con la diversidad sexual y la diversidad cultural, el sexo y el binarismo de género. Tensamos sus límites y potencialidades como agenda de Estado para el gobierno a expensas de la producción de cuerpos (in) viables
Resumen en inglés This paper is based on feminist studies from a post-structuralist perspective and it aims to discuss how categories such as gender and diversity are conceptually and methodologically added in the agenda of basic education teacher training policy based on education for diversity, titled Projeto Gênero e Diversidade na Escola [Gender and Diversity in School Project] (GDE). Four GDE guiding documents between 2007 and 2011 were analyzed. A cultural analysis was carried out to argue about the unintelligibility of gender and diversity education proposed by organized politics based on how sexual and cultural diversity are treated, as well as sex and gender binarism. Its limits and potentialities were tested as a State-based agenda for a certain purpose and governance at the expense of the production of (un)viable bodies
Otro resumen Résumé À partir des études féministes et dans une perspective poststructuraliste, cet article se penche sur la manière dont le genre et la diversité sont conceptuellement et méthodologiquement mis à l’agenda d’une politique pour la formation des professeurs. Il s’agit d’une politique prenant en compte l’éducation à la diversité, intitulée Projeto Gênero e Diversidade na Escola [Genre et Diversité à l’École] (GDE). Nous avons retenu quatre documents directeurs du GDE de la période 2007 à 2011 et effectué une analyse culturelle visant à discuter les manques d’intelligibilité d’une éducation au genre et à la diversité proposée par cette politique centrée su r les rapports entre diversité sexuelle et diversité culturelle, bien que sur sexe et binarisme de genre. Nous montrons à la fois les limites et les potentialités que représente cet agenda pour la maitrise des corps au détriment de la production des corps (non) viables
Resumen en portugués A partir dos estudos feministas e em uma perspectiva pós-estruturalista, discutimos como gênero e diversidade são acionados conceitual e metodologicamente na agenda de uma política de formação de professores/as da educação básica pautada pela educação para a diversidade, intitulada Projeto Gênero e Diversidade na Escola (GDE). Analisamos quatro documentos norteadores do GDE entre os anos 2007 e 2011. Realizamos uma análise cultural para argumentar sobre as ininteligibilidades de uma educação em gênero e em diversidade proposta pela política organizada com base no trato com a diversidade sexual e a diversidade cultural, bem como o sexo e o binarismo de gênero. Tensionamos seus limites e potencialidades como agenda de Estado para o governamento a expensas da produção de corpos (in)viáveis
Disciplinas: Educación,
Ciencia política,
Sociología
Palabras clave: Educación básica,
Activismo y participación política,
Sociología de la mujer,
Feminismo,
Género,
Diversidad,
Agenda política
Keyword: Basic education,
Activism and political participation,
Sociology of women,
Feminism,
Gender,
Diversity,
Political agenda
Texto completo: Texto completo (Ver HTML) Texto completo (Ver PDF)