As flores sobressaltadas

Título del documento: As flores sobressaltadas
Revista: Alea: estudos neolatinos
Instituciones: 1Universidade de Paris VII,
2PUC/SP,
Periodo: Ene-Jun
País: Brasil
Idioma: Portugués
Resumen en portugués Joga-se com a idéia de que os poemas em prosa de Baudelaire relacionam-se agressivamente com As Flores do Mal, ao retomá-las em enunciados narrativos, ainda que sob a alegação da busca de uma nova musicalidade. Institui-se assim um interessante conflito de códigos na poesia baudelairiana. Mais que isso, através da noção de linguagem poética, impõe-se a prosificação à melhor posteridade.
Resumen en inglés This paper plays with the idea that Baudelaire’s prose poems bear an aggressive relation to The Flowers of Evil, inasmuch as the former recuperate the latter as narrative propositions, even if under the excuse of a search for a new musicality. An interesting conflict of codes is thus established in Baudelaire’s poetry. More than that, by means of the notion of poetic language prosification imposes itself as the best posterity.
Otro resumen Loin de signifier tout simplement une relève rhétorique, les poèmes en prose baudelairiens expriment un conflit de codes auquel sera sensible la meilleure postérité, vouée désormais à expérimenter une certaine prose comme la poésie même.
Keyword: Baudelaire,
Prose poem,
Prosification,
Verse crisis