Título del documento: Diáspora africana na espoliação e restituição de bens culturais: um ensaio acerca das discussões contemporâneas
Revista: Revista Odeere
Instituciones: 1Universidade Federal da Bahia,
País: Brasil
Idioma: Portugués
Resumen en portugués Durante o período colonial, milhares de artefatos culturais foram levados do continente africano pelos europeus. Nos últimos anos, a restituição de bens culturais tem chamado atenção de teóricos, governos, órgãos internacionais e regulamentações jurídicas. Contudo, há pouca informação sobre a forma como essa realidade se apresenta e é discutida. Este ensaio é uma proposta de investigação sobre a restituição dos bens culturais retirados no contexto do colonialismo, considerando a relação de países europeus com países africanos. Trata-se de analisar a constituição do regime internacional de proteção e restituição do patrimônio cultural, seus princípios, limites e possibilidades, tendo em vista alguns casos de processos restitutivos realizados a partir da década de 1990 e suas narrativas. Em meio aos debates acerca da descolonização das relações entre ex-metrópoles e ex-colônias e os efeitos ainda presentes do colonialismo, este trabalho põe em marcha uma proposta teórico-metodológica que aposta no papel da memória e sua potência no que toca ao direito humano à cultura e à identidade.  Palavras-chave: Bens Culturais. Decolonialidade. Restituição.
Resumen en español Durante el período colonial, los europeos tomaron miles de artefactos culturales del continente africano. En los últimos años, la devolución de bienes culturales ha llamado la atención de teóricos, gobiernos, organismos internacionales y regulaciones legales. Sin embargo, hay poca información sobre cómo se presenta y discute esta realidad. Este ensayo es una propuesta de investigación sobre el retorno de los bienes culturales eliminados en el contexto del colonialismo, considerando la relación de los países europeos con los países africanos. Se trata de analizar la constitución del régimen internacional para la protección y restauración del patrimonio cultural, sus principios, límites y posibilidades, teniendo en cuenta algunos casos de procesos de restitución llevados a cabo desde la década de 1990 y sus narrativas. En medio de los debates sobre la descolonización de las relaciones entre ex metrópolis y ex colonias y los efectos aún presentes del colonialismo, este trabajo pone en marcha una propuesta teórico-metodológica que se centra en el papel de la memoria y su potencia con respecto al derecho humano. a cultura e identidad.Palabras clave: Bienes culturales. Decolonialidad. Reembolso.
Resumen en inglés During the colonial period, thousands of cultural artifacts were taken from the African continent by Europeans. In recent years, the return of cultural goods has drawn the attention of theorists, governments, international bodies and legal regulations. However, there is little information about how this reality is presented and discussed. This essay is a research proposal on the restitution of cultural goods removed in the context of colonialism, considering the relationship of European countries with African countries, especially Portugal - Angola. It is about analyzing the constitution of the international regime for the protection and restoration of cultural heritage, its principles, limits and possibilities, taking into account some cases of restitutive processes carried out since the 1990s and their narratives. In the midst of debates about the decolonization of relations between ex-metropolises and ex-colonies and the still present effects of colonialism, this work sets in motion a theoretical-methodological proposal that focuses on the role of memory and its potency with regard to human law to culture and identity.Keywords: Cultural Goods. Decoloniality. Refund.
Texto completo: Texto completo (Ver PDF)