Título del documento: LETRAMENTO CRÍTICO E EXERCÍCIO DA PROBLEMATIZAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DA COMPREENSÃO LEITORA NAS AULAS DE LÍNGUAS
Revista: Linguagens, Educação e Sociedade
Instituciones: 1Instituto Federal do Amazonas,
País: Brasil
Idioma: Portugués
Resumen en inglés In this paper, problematization is presented as the main strategy for the development of reading comprehension skill in the language teaching-learning process, to help teachers in their pedagogical practices. This is a qualitative, bibliographical study. The discussion is based on the theoretical and methodological assumptions of Critical Literacy and the Problematization Methodology. The conclusions point to the exercise of problematization at the possible readings as a strategy to develop the reading skill through a process that can enhance the development of  students' critical, interpretive, intellectual, cultural, reflective and ethical capacity,  the understanding of the potential similarities and differences in the production of meaning, as well as the engagement in favor of changing society and oneself.
Resumen en español En este artículo la problematización se presenta como la principal estrategia para el desarrollo de la habilidad de comprensión lectora en el proceso de enseñanza y aprendizaje de lenguas, con el objetivo de auxiliar a los docentes en sus prácticas pedagógicas. Se trata de un estudio cualitativo, bibliográfico. La discusión se fundamenta en los presupuestos teóricos y metodológicos de la Literacidad Crítica y de la Metodología de la Problematización. Las conclusiones apuntan al ejercicio de la problematización, dadas las lecturas posibles, como una estrategia que puede desarrollar la habilidad lectora a través de un proceso que puede potenciar el desarollo de la capacidad crítica, interpretativa, intelectual, cultural, reflexiva y ética de los estudiantes, la comprensión de eventuales semejanzas y diferencias en la producción de sentido, así como el compromiso a beneficio de la transformación de la sociedad y a sí mismo.
Resumen en portugués Neste artigo, apresenta-se a problematização como principal estratégia para o desenvolvimento da habilidade de compreensão leitora no processo de ensino-aprendizagem de línguas, com o intuito de auxiliar os professores em suas práticas pedagógicas. Trata-se de um estudo qualitativo, de natureza bibliográfica. A discussão se fundamenta nos pressupostos teórico-metodológicos do Letramento Crítico e na Metodologia da Problematização. As conclusões apontam o exercício da problematização, face às possíveis leituras, como uma estratégia para desenvolver a habilidade leitora, por meio de um processo que pode potencializar o desenvolvimento da capacidade crítica, interpretativa, intelectual, cultural, reflexiva e ética dos estudantes, a compreensão das eventuais semelhanças e diferenças na produção de significação, bem como o engajamento em prol da transformação da sociedade e a si mesmo.
Palabras clave: Enseñanza de Idiomas,
Comprensión Lectora,
Literacidad Crítica,
Metodología de Problematización