Software, dado e algoritmo como formas culturais na Netflix



Título del documento: Software, dado e algoritmo como formas culturais na Netflix
Revista: Intexto (Porto Alegre)
Base de datos: CLASE
Número de sistema: 000511602
ISSN: 1807-8583
Autores: 1
1
Instituciones: 1Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Sao Leopoldo, Rio Grande do Sul. Brasil
Año:
Periodo: Ene-Abr
Volumen: 44
Paginación: 161-183
País: Brasil
Idioma: Portugués
Tipo de documento: Artículo
Enfoque: Analítico, descriptivo
Resumen en portugués O audiovisual contemporâneo – principalmente o que circula em plataformas de vídeo na web – exige olhar para além das narrativas, à medida em que se insere em ambientes mediados por softwares, tornando-se ao mesmo tempo produto e produtor de bancos de dados geridos por algoritmos. Pretendemos neste artigo, compreender como os bancos de dados e os algoritmos se constituem formas culturais e de que maneira impactam particularmente o modo em que o audiovisual da Netflix se enuncia. Para isso, articulamos a metodologia das molduras (KILPP, 2003) e os pressupostos de autores que abordam as mídias na perspectiva tecnocultural – como McLuhan (1993), Manovich (2006, 2015), Flusser (2007) e Chun (2005)
Disciplinas: Ciencias de la comunicación
Palabras clave: Software,
Datos,
Algoritmos,
Formas culturales,
Netflix,
Streaming,
Medios de comunicación masiva
Texto completo: https://seer.ufrgs.br/intexto/article/view/77671/49921