Quando a cultura é considerada nas pesquisas em psicologia do desenvolvimento

Título del documento: Quando a cultura é considerada nas pesquisas em psicologia do desenvolvimento
Revista: Educar em revista
Instituciones: 1Université de Lausanne, Lausana, Vaud. Suiza
2Université de Neuchatel, Neuchatel. Suiza
País: Brasil
Idioma: Portugués
Resumen en portugués O estudo da "cultura" remete às relações entre "significações coletivas" e "sentido pessoal" do conhecimento e da atividade. Identificamos quatro correntes recentes de pesquisa que têm abordado essas questões, examinamos suas escolhas teóricas e metodológicas, e realçamos pontos importantes para pesquisas futuras.
Resumen en inglés The issue of "culture" addresses the relationship between "collective meaning" and "personal sense" of knowledge and activity. We identify four recent research trends which explored these issues, show their theoretical and methodological choices, and highlight important points for future research.
Disciplinas: Psicología,
Antropología
Palabras clave: Desarrollo psicológico,
Antropología de la cultura