Título del documento: Cultos de matriz africana: análise antirracista e decolonial sobre a imunidade tributária em Poções-BA
Revista: Revista Odeere
Autors: 1
Institucions: 1Secretaria Municipal de Educação de Poções - Brasil,
2Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil,
Any:
Volum: 8
Paginació: 302-321
País: Brasil
Idioma: Portugués
Resumen en inglés This article aims to reflect on the institutional racism that is perpetuated in the maintenance of the collection of Tax on Urban Territorial Property (IPTU) to african places of worship in the municipality of Poções, in Bahia, as well as on the need to implement public policies and a decolonial legal hermeneutics that value afrodiasporic culture. The study was anchored in the light of the Federal Constitution of 1988, highlighting the discussion of racism within public policies, the concepts of tribute and tax immunity as a political and decoloniality process. The methodological route followed a qualitative approach, bibliographic in nature, based on Brazilian legislation and scientific articles, dissertations and books available on the Internet. The time frame corresponds to the last two financial years 2021 and 2022 for the collection of IPTU on urban properties in the municipality of Poções. Finally, it is considered that the insistent collection of IPTU in spaces of religious worship of African origin, contrary to compliance with the Federal Constitution of 1988, echoes the strong patriarchal and racist remnants in which Brazilian society still perpetuates in its daily practices.
Resumen en español Este artículo tiene como objetivo reflexionar sobre el racismo institucional que se perpetúa en el mantenimiento de la recaudación del Impuesto sobre la Propiedad Territorial Urbana (IPTU) a los terreiros en el municipio de Poções, en Bahía, así como sobre la necesidad de implementar políticas públicas y de una hermenéutica jurídica decolonial que valorice la cultura afrodiaspórica. El estudio se ancló a la luz de la Constitución Federal de 1988, destacando la discusión del racismo en las políticas públicas, los conceptos de tributo e inmunidad fiscal como proceso político y de decolonialidad. La ruta metodológica siguió un enfoque cualitativo, bibliográfico, basado en la legislación brasileña y artículos científicos, disertaciones y libros disponibles en Internet. El marco temporal corresponde a los dos últimos ejercicios 2021 y 2022 para el cobro del IPTU sobre inmuebles urbanos en el municipio de Poções. Finalmente, se considera que la recolección insistente de IPTU en espacios de culto religioso de origen africano, contrariando el cumplimiento de la Constitución Federal de 1988, refleja los fuertes remanentes patriarcales y racistas en los que la sociedad brasileña aún se perpetúa en sus prácticas cotidianas.
Resumen en portugués Este artigo tem como objetivo refletir sobre o racismo institucional que é perpetuado na manutenção da cobrança do Imposto sobre a Propriedade Territorial Urbana (IPTU) aos terreiros no município de Poções, na Bahia, bem como sobre a necessidade da implementação de políticas públicas e de uma hermenêutica jurídica decolonial que valorizem a cultura afrodiaspórica. O estudo se ancorou à luz da Constituição Federal de 1988, trazendo destaque para a discussão do racismo dentro das políticas públicas, os conceitos de tributo e de imunidade tributária como um processo político e de decolonialidade. O percurso metodológico trilhou por uma abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico, com base na legislação brasileira e em artigos científicos, dissertações e livros disponibilizados pela Internet. O recorte temporal corresponde aos dois últimos exercícios 2021 e 2022 para cobrança do IPTU dos imóveis urbanos do município de Poções. Por fim, considera-se que a insistente cobrança do IPTU em espaços de culto religioso de matriz africana, contrariando o cumprimento da Constituição federal de 1988 repercute os fortes resquícios patriarcais e racistas em que a sociedade brasileira ainda perpetua em suas práticas cotidianas.
Paraules clau: Decolonialidad,
IPTU,
Racismo estructural,
Terreiros