Transitory masculinities in the context of being sick with prostate cancer

Título del documento: Transitory masculinities in the context of being sick with prostate cancer
Revista: Revista latino-americana de enfermagem
Autors: 1
Institucions: 1Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Faculdade de Saúde Coletiva, Marabá, PA. Brasil
2Universidade Federal da Fronteira Sul, Curso de Graduação em Enfermagem, Chapecó, Santa Catarina. Brasil
3Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto. Brasil
Any:
Volum: 27
País: Brasil
Idioma: Español, portugués, inglés
Resumen en español Objetivo: interpretar los significados atribuidos a la experiencia de los hombres con el cáncer de próstata sobre sus cuerpos y sus masculinidades durante la enfermedad. Método: investigación etnográfica orientada por el método narrativo y por los referenciales teóricos de la antropología médica y de las masculinidades con 17 hombres. Las informaciones fueron recogidas por medio de encuestas grabadas, observación directa y registros en diario de campo, los cuales fueron analizados por el análisis temático inductivo. Resultados: los hombres sufren transformaciones corporales y de identidad durante la enfermedad por el cáncer de próstata, transitando por múltiples masculinidades, resignando sus acciones, ocupando posiciones subordinadas para con otros cuerpos sanos, marginalizadas en sus relaciones sociales y cómplices en el establecimiento de sus relaciones afectivas. Conclusión: estas evidencias potencian y profundizan los conocimientos divulgados en la literatura y contribuyen para el fortalecimiento de acciones de cuidado de enfermería al lidiar con los enfermados.
Resumen en portugués Objetivo: interpretar os significados atribuídos à experiência dos homens com o câncer de próstata sobre seus corpos e suas masculinidades durante o adoecimento, com base na concepção da antropologia médica e das masculinidades. Método: pesquisa etnográfica norteada pelo método narrativo e pelos referenciais teóricos da antropologia médica e das masculinidades com 17 homens. As informações foram colhidas por meio de entrevistas gravadas, observação direta e registros em diário de campo, os quais foram analisados pela análise temática indutiva. Resultados: os homens sofrem transformações corporais e identitárias durante o adoecimento pelo câncer de próstata, transitando por múltiplas masculinidades, resignando suas ações, ocupando posições subordinadas para com outros corpos sadios, marginalizadas em suas relações sociais e cúmplices no estabelecimento de suas relações afetivas. Conclusão: estas evidências potencializam e aprofundam os conhecimentos divulgados na literatura e contribuem para o fortalecimento de ações de cuidado de enfermagem ao lidar com os adoecidos.
Resumen en inglés Objective: to interpret the meanings attributed by men with prostate cancer to the experience regarding their bodies and masculinities during illness. Method: ethnographic research with 17 men, guided by the narrative method and theoretical framework of medical anthropology and masculinities. The information was collected through recorded interviews, direct observation and field diary records, which were analyzed by inductive thematic analysis. Results: men undergo body and identity transformations when they get sick with prostate cancer, transiting through multiple masculinities, resigning their actions, and occupying subordinate positions in relation to other healthy bodies, which are marginalized in their social relationships and allied with regard to establishing their affective relationships. Conclusion: this evidence enhances and deepens the knowledge disclosed in the literature and contributes to the strengthening of nursing care actions when dealing with the sick.
Paraules clau: Antropología Médica,
Neoplasias de la Próstata,
Masculinidad,
Salud del Hombre,