Título del documento: Uma experiência de ensino-aprendizagem de áreas de figuras planas através da Resolução de Problemas
Revista: Educação Matemática Debate
Autors: 2
Institucions: 1Universidade Tecnológica Federal do Paraná,
2Secretaria de Estado da Educação do Paraná,
Any:
Volum: 5
Paginació: 1-17
País: Brasil
Idioma: Portugués
Resumen en inglés The objective of this work was to analyze the contributions of the Teaching-Learning-Evaluation Methodology through Problem Solving when working in the classroom the content of areas of figures. The participants of the research, whose qualitative approach, were 20 elementary school students from a public school in the northern region of Paraná. The results indicated that, even in the face of difficulties, students used previous knowledge to solve the problem, but that the trial and error strategy prevailed between the groups. There were also no questions on the part of the students that could enable the extension of the problem, which reveals that the practice of problem solving in the classroom should be intensified. Anyway, the resolution of the problem analyzed in this research provided students with an opinion, debate and reach a consensus, having the teacher as a mediator of the teaching-learning process.
Resumen en español El objetivo de este trabajo fue analizar los aportes de la Metodología Enseñanza-Aprendizaje-Evaluación a través de la Resolución de Problemas al trabajar en el aula el contenido de áreas de figuras. Los participantes de la investigación, cuyo abordaje cualitativo, fueron 20 estudiantes de primaria de una escuela pública de la región norte de Paraná. Los resultados indicaron que, incluso ante las dificultades, los estudiantes utilizaron conocimientos previos para resolver el problema, pero que la estrategia de prueba y error prevaleció entre los grupos. Tampoco hubo preguntas por parte de los estudiantes que pudieran posibilitar la extensión del problema, lo que revela que se debe intensificar la práctica de la resolución de problemas en el aula. De todos modos, la resolución del problema analizado en esta investigación brindó a los estudiantes una opinión, un debate y un consenso, teniendo al docente como mediador del proceso de enseñanza-aprendizaje.
Resumen en portugués O objetivo deste artigo foi analisar as contribuições da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação através da Resolução de Problemas ao trabalhar em sala de aula o conteúdo de áreas de figuras. Foram participantes da pesquisa, cuja abordagem foi qualitativa, 20 alunos do Ensino Fundamental de uma escola pública da região norte do Paraná. Os resultados indicam que, mesmo diante das dificuldades, os alunos utilizaram conhecimentos prévios ao resolver o problema, mas que a estratégia tentativa e erro prevaleceu entre os grupos. Também não houve por parte dos alunos questionamentos que pudessem possibilitar a extensão do problema, o que revela que a prática de resolução de problemas em sala de aula deve ser intensificada. De todo modo, a resolução do problema analisado nesta pesquisa proporcionou aos alunos opinarem, debaterem e chegarem a um consenso, tendo o professor como mediador do processo de ensino-aprendizagem.
Paraules clau: Educación Matemática,
Figuras Planas,
Resolución de Problemas
Keyword: Mathematics Education,