Título del documento: Perspectiva foucaultiana dos discursos em uma aula de Matemática: densidade demográfica
Revista: Educação Matemática Debate
Autors: 1
Institucions: 1Centro Estadual de Educação Especial de Caetité,
2Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB),
Any:
Volum: 4
Paginació: 1-13
País: Brasil
Idioma: Portugués
Resumen en inglés This article aims to present elements from a foucaultian perspective from the discourses in the analysis of a fragment of a Mathematics class whose question is about Demographic density. We will take some analysis tools that will be visited more or less frequently throughout the text: speech, knowledge, power and resistance. It was intended to seek the place of speech of the subjects, the knowledge built in the process of mathematical learning, the exercise of power and identify elements of resistance in the context of the classroom, where the activity was applied. It is concluded that school institution, place of production and circulation of discourses, evidences a way of thinking exerting a power that includes, excludes and controls knowledge.Keywords: Speeches. Mathematical knowledge. Power. Resistance.
Resumen en portugués Este artigo tem como objetivo apresentar elementos em uma perspectiva foucaultiana dos discursos na análise de um fragmento de aula de Matemática cuja questão trazida é sobre Densidade Demográfica. Tomaremos algumas ferramentas de análise que serão visitadas com maior ou menor frequência no decorrer do texto: o discurso, o saber, o poder e a resistência. Tencionou-se buscar o lugar de fala dos sujeitos, o saber construído no processo de aprendizagem matemática, o exercício do poder e identificar elementos de resistência no contexto da sala de aula, onde a atividade foi aplicada. Conclui-se que a instituição escolar, lugar de produção e circulação dos discursos, evidencia um modo de pensar exercendo um poder que inclui, exclui e controla os saberes.Palavras-chave: Discursos. Saber matemático. Poder. Resistência.
Text complet: Texto completo (Ver PDF)