Título del documento: Análise da compreensão de licenciandos em Matemática sobre o ensino via resolução de problemas
Revista: Educação Matemática Debate
Autors: 1
Institucions: 1Universidade Estadual de Maringá,
2Faculdade de Engenharia e Inovação Técnico Profissional,
Any:
Volum: 4
Paginació: 1-23
País: Brasil
Idioma: Portugués
Resumen en inglés The aim of the article was to analyze the understanding of undergraduate students in Mathematics to approach, in the classroom, the teaching-learning of Mathematics via problem solving. We carried out a descriptive study of a qualitative nature in which 18 undergraduate students who were enrolled in the fourth year of the course Degree in Mathematics at a public university in northern Paraná participated in a training course consisting of discussions promoted from theoretical classes and the development of a practice based on the teaching actions proposed by Proença (2018). The results showed that the participants, at the beginning of the course, were unaware of teaching via problem solving, indicating only the use of everyday problems. After the course, the results showed that the action of choice of problem to be introduced in this teaching was considered the most important, followed by the action that implies the help of the teacher to the students when they try to solve the problem.Keywords: Initial Formation. Mathematics. Teaching.Problem solving.
Resumen en español El objetivo del artículo era analizar la comprensión de los estudiantes de pregrado en Matemáticas para desarrollar la enseñanza-aprendizaje de las Matemáticas a través de la resolución de problemas. Realizamos un estudio cualitativo descriptivo en el que 18 estudiantes de pregrado que se matricularon en el cuarto año del curso de Matemáticas en una universidad pública del norte de Paraná participaron en un curso de capacitación compuesto por debates promovidos de clases teóricas y el desarrollo de Una práctica basada en las acciones docentes propuestas por Proença (2018). Los resultados mostraron que los participantes, al comienzo del curso, desconocían la enseñanza a través de la resolución de problemas, indicando solo el uso de problemas cotidianos. Después del curso, los resultados mostraron que la acción de elegir el problema que se introduciría en esta enseñanza se consideraba la más importante, seguida de la acción que implica la ayuda del profesor a los estudiantes cuando intentan resolver el problema.
Resumen en portugués O objetivo do artigo foi analisar a compreensão de licenciandos em Matemática para abordar, em sala de aula, o ensino-aprendizagem de Matemática via resolução de problemas. Realizamos um estudo descritivo, de natureza qualitativa, em que 18 licenciandos que estavam matriculados no quarto ano do curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública do norte do Paraná participaram de um curso de formação composto por discussões promovidas a partir de aulas teóricas e do desenvolvimento de uma prática baseada nas ações de ensino propostas por Proença (2018). Os resultados mostram que os participantes, no início do curso, desconheciam o ensino via resolução de problemas, indicando apenas se tratar de uso de problemas do cotidiano. Após o curso, os resultados mostram que a ação de escolha do problema a ser introduzido nesse ensino foi considerada a mais importante, seguida da ação que implica o auxílio do professor aos alunos quando tentam resolver o problema.Palavras-chave: Formação Inicial. Matemática. Ensino. Resolução de Problemas.
Text complet: Texto completo (Ver PDF)