Mestre Sinhozinho: a representação cultural de um curandeiro do povo na história mato-grossense (1940-1944)



Título del documento: Mestre Sinhozinho: a representação cultural de um curandeiro do povo na história mato-grossense (1940-1944)
Revista: Caminhos da História (Montes Claros. Online)
Base de datos:
Número de sistema: 000556156
ISSN: 2317-0875
Autors: 1
Institucions: 1Universidade Federal do Rio de Janeiro,
Any:
Volum: 22
Número: 2
Paginació: 60-80
País: Brasil
Idioma: Portugués
Resumen en inglés This article seeks to understand the representation of Sinhozinho as master of the people, in the municipality of Bonito-MS. The delimited cut is between (1940 - 1944), this period, coinciding with the government of Getúlio Vargas (1937-1945). In this research, we will use the methods of oral history, images recorded in the field and public interviews in the understanding that these sources published and collected in the stages of observation and execution of the research contribute to the production of historical knowledge. In this sense, the character under study is represented as an undefined figure for the residents of the time, and these report their arrival by people in the district of Bonito in the 1940s. Over other past periods, this same actor had been identified as a phenomenon of local popular culture over a historical, cultural and religious representation. Its existence is still mysterious and part of several events built in the performance of a master healer of the people, being persecuted by the owners of power with regard to various attempts to forget his passage through the silences imposed in society. As long as it would have disappeared at an unexpected time for the interviewees in 1944, while suffering persecution by the authorities. With the lack of documentary evidence that could prove the tortures and violent acts by the commandants of the time, the narrators transformed their little-discussed history into a significant legacy, so it was not emphasized in the problem of the object represented. The results obtained in the master's degree between (2017/2018) brought a decisive statement in which the character retains a strong popular devotion in the belief of the local population, and even with his mysterious disappearance under suspicion of his death by the local forces of the Estado Novo period, it manifests itself among the religiosities of the people strengthened by their absence.
Resumen en español Este artículo busca comprender la representación de Sinhozinho como dueño del pueblo, en el municipio de Bonito-MS. El corte delimitado es entre 1940-1944, un período que coincide con el gobierno de Getúlio Vargas (1937-1945). En esta investigación, los métodos de historia oral, imágenes grabadas en el campo y entrevistas públicas se utilizarán en el entendimiento de que estas fuentes publicadas y recopiladas en las etapas de observación y ejecución de la investigación contribuyen a la producción de conocimiento histórico. En este sentido, el personaje en estudio se representa como una figura indefinida para los habitantes de la época, e informan su llegada al distrito de Bonito en la década de 1940. En otros períodos, este mismo actor había sido identificado como un fenómeno de la cultura popular local en una representación histórica, cultural y religiosa. Su existencia aún es misteriosa y forma parte de varios eventos construidos en el desempeño de un maestro sanador del pueblo, perseguidos por los dueños del poder con respecto a varios intentos de olvidar su paso por los silencios impuestos a la sociedad. Sin embargo, habría desaparecido en un momento inesperado, para los entrevistados, en 1944, mientras era perseguido por las autoridades. Con la falta de evidencia documental que pueda probar la tortura y los actos violentos de aquellos en ese momento, los narradores transformaron su historia poco discutida en un legado significativo. Los resultados de esta investigación trajeron una declaración decisiva en la que el personaje mantiene una fuerte devoción popular en la creencia de la población local, e incluso con su misteriosa desaparición bajo sospecha de su muerte por las fuerzas locales del período Estado Novo, se manifiesta entre las religiones de personas fortalecidas por su ausencia.
Resumen en español Cet article cherche à comprendre la représentation de Sinhozinho en tant que maître du peuple, dans la municipalité de Bonito-MS. La coupe délimitée se situe entre 1940 et 1944, une période coïncidant avec le gouvernement de Getúlio Vargas (1937-1945). Dans cette recherche, les méthodes de l'histoire orale, les images enregistrées sur le terrain et les entretiens publics seront utilisées pour comprendre que ces sources publiées et collectées aux stades d'observation et d'exécution de la recherche contribuent à la production de connaissances historiques. En ce sens, le personnage à l'étude est représenté comme une figure indéfinie pour les habitants de l'époque, et ils rapportent leur arrivée dans le quartier de Bonito dans les années 1940. Tout au long des autres périodes, ce même acteur avait été identifié comme phénomène de la culture populaire locale sur une représentation historique, culturelle et religieuse. Son existence est encore mystérieuse et fait partie de plusieurs événements construits dans la performance d'un maître guérisseur du peuple, poursuivi par les propriétaires du pouvoir à l'égard de diverses tentatives d'oublier leur passage à travers les silences imposés à la société. Cependant, il aurait disparu à un moment inattendu, pour les personnes interrogées, en 1944, tout en étant persécuté par les autorités. Avec le manque de preuves documentaires pouvant prouver la torture et les actes violents des principaux de l'époque, les narrateurs ont transformé leur histoire peu discutée en un héritage significatif. Les résultats de cette recherche ont apporté une déclaration décisive dans laquelle le personnage maintient une forte dévotion populaire dans la croyance de la population locale, et même avec sa mystérieuse disparition soupçonnée de sa mort par les forces locales de la période Estado Novo, elle se manifeste parmi les religiosités de la personnes renforcées par leur absence.
Resumen en portugués Este artigo busca compreender a representação de Sinhozinho como mestre do povo, no município de Bonito-MS. O recorte delimitado é entre 1940 - 1944, período este coincidindo com o governo de Getúlio Vargas (1937-1945). Nesta pesquisa, serão utilizados os métodos da história oral, imagens registradas em campo e entrevistas públicas na compreensão de que essas fontes publicadas e coletadas nas etapas de observação e execução da pesquisa contribuem para a produção do conhecimento histórico. Neste sentido, o personagem em estudo é representado como uma figura não definida para os moradores da época, sendo que esses relatam a sua chegada no distrito de Bonito na década de 1940. Ao longo de outros períodos, este mesmo ator havia sido identificado como um fenômeno da cultura popular local sobre uma representação histórica, cultural e religiosa. Sua existência ainda é misteriosa e parte de vários acontecimentos construídos na atuação de um mestre curandeiro do povo, sendo perseguido pelos donos do poder no que tange a diversas tentativas de esquecimento da sua passagem pelos silêncios impostos na sociedade. Contanto, teria desaparecido em um momento inesperado, para os entrevistados, em 1944, ao sofrer perseguições pelas autoridades. Com as carências de provas documentais que possam comprovar as torturas e atos violentos pelos mandantes da época, os narradores transformaram a sua história pouco discutida em um legado significativo.  Os resultados desta pesquisa trouxeram uma afirmativa determinante na qual o personagem conserva uma forte devoção popular na crença da população local, e mesmo com o seu sumiço misterioso sob suspeitas da sua morte pelas forças locais do período do Estado Novo, se manifesta entre as religiosidades do povo fortalecidas com a sua ausência.
Paraules clau: Representación cultural,
Religiosidad popular,
Mestre Sinhozinho,
Historia,
Sanador de la gente
Keyword: Cultural representation,
Popular religiosity,
Master Sinhozinho,
History,
Healer of the people
Text complet: Texto completo (Ver PDF)