O comum e o disperso: história (e geografia) literária na Itália contemporânea

Título del documento: O comum e o disperso: história (e geografia) literária na Itália contemporânea
Revista: Alea: estudos neolatinos
ISSN: 1517-106X
Autors: 1
Institucions: 1Universidade de Roma La Sapienza, Faculdade de Ciências Humanas,
Any:
Període: Ene-Jun
Volum: 10
Paginació: 70-84
País: Brasil
Idioma: Portugués
Resumen en portugués A partir das reflexões teóricas elaboradas na passagem entre o século XX e o século XXI, o presente texto tenta dar conta tanto da relação entre historiografia e produção literária, quanto da relação entre lógica temporal e distribuição espacial, que vêm sendo repensadas pela crítica italiana dos últimos anos. Nessa nova constelação problemática, o que se pode entrever é uma forte preocupação com o horizonte histórico e com a deriva da forma no atual contexto nacional. As obras consideradas são, em particular, as de Alberto Asor Rosa e de Franco Moretti.
Resumen en inglés This text uses the theoretical reflexions elaborated in the transition between the twentieth and the twenty-fist centuries as a basis to try and analyze the relationship between historiography and literary production, as well as the relationship between temporal logics and spatial distribution, which have been reevaluated by Italian criticism in the last years. What can be seen in this new problematic constellation is a strong concern with the historical horizon and the deviations in form of the present national context. The works used are, mostly, those from Alberto Asor Rosa and Franco Moretti.
Otro resumen A partir des réflexions théoriques élaborées dans le passage du XXème au XXIème siècle, ce texte essaie de rendre compte autant de la relation entre l'historiographie et la production littéraire que de la relation entre la logique temporelle et la distribution spatiale qui se font repenser par la critique italienne des dernières années. Dans cette nouvelle constellation problématique, ce que l'on peut entrevoir c'est une forte inquiétude devant l'horizon historique et devant la dérive de la forme dans le contexte national actuel. Les œuvres examinées sont, en particulier, celles d'Alberto Asor Rosa et de Franco Moretti.
Keyword: Historiography,
Geography,
Literature
Text complet: Texto completo (Ver PDF) Texto completo (Ver HTML)