(Re)vi na TV, fui lá e twittei: TV e Mídias Sociais como laço social e espaços de memória diante da música infantojuvenil



Título del documento: (Re)vi na TV, fui lá e twittei: TV e Mídias Sociais como laço social e espaços de memória diante da música infantojuvenil
Revista: Informacao & informacao
Base de datos:
Número de sistema: 000607762
ISSN: 1414-2139
Autores: 1
1
Instituciones: 1Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, Santa Catarina. Brasil
Año:
Volumen: 29
Número: 2
Paginación: 225-247
País: Brasil
Idioma: Portugués
Tipo de documento: Artículo
Resumen en inglés Objective: The objective of this research is to investigate the role of music and television in the constitution and evocation of affective memories recalled via Twitter, in view of the return of musical artists Balão Mágico, Sandy & Junior and Rouge, in addition to analyzing the performance of the social network Twitter as an environment for the proliferation of memories and affections. Methodology: Through a Content Analysis (Bardin, 2011), we investigated messages posted on Twitter during the first appearance of each artist on TV after their respective return. Results: The results point to TV and music as means capable of stimulating memories and positive affections in the public. In the same way, Twitter allows the audience to reverberate the programming at the same time they watch it, creating a social bond between viewers from all over the world.
Resumen en español Objetivo: El objetivo de este trabajo es investigar el papel de la música y la televisión en la constitución y evocación de los recuerdos afectivos recordados vía Twitter, ante el regreso de los artistas musicales Balão Mágico, Sandy & Junior y Rouge, además de analizar la actuación de la red social Twitter como entorno de proliferación de recuerdos y afectos. Metodología: Mediante un Análisis de Contenido (Bardin, 2011), investigamos los mensajes publicados en Twitter durante la primera aparición de cada artista en la televisión luego de su respectivo regreso. Resultados: Los resultados apuntan a la televisión y la música como medios capaces de estimular recuerdos y afectos positivos en la audiencia. De la misma forma, Twitter permite al público reverberar la programación al mismo tiempo que la ve, generando un vínculo social entre espectadores de todo el mundo.
Resumen en portugués Objetivo: O objetivo desta pesquisa é averiguar o papel da música e da televisão na constituição e evocação de memórias afetivas recordadas via Twitter, diante da volta dos artistas musicais Balão Mágico, Sandy & Junior e Rouge, além de analisar a atuação da rede social Twitter como ambiente de proliferação de memórias e afetos. Metodologia: Por meio de uma Análise de Conteúdo (Bardin, 2011), investigamos mensagens publicadas no Twitter durante a primeira aparição de cada artista na TV após seu respectivo retorno. Resultados: Os resultados apontam a TV e a música como meios capazes de estimular memórias e afetos positivos na audiência, enquanto o Twitter permite que o público repercuta a programação ao mesmo tempo em que a assiste, gerando um laço social entre telespectadores de todo o mundo.
Disciplinas: Ciencias de la comunicación
Palabras clave: Memoria,
Música,
Televisión,
Redes sociales,
Medios de comunicación masiva
Keyword: Memory,
Music,
Television,
Social media,
Mass media
Texto completo: Texto completo (Ver PDF) Texto completo (Ver HTML)