Góndola, enseñanza y aprendizaje de las ciencias (38 documentos)


1.- Concepcoes de um grupo de professores de anos iniciais acerca dos conceitos básicos da astronomia
Darroz, Luiz Marcelo1; Rosa, Cleci Teresinha Werner da1; Grandis, Catieli Delazeri de1
1Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, Rio Grande do Sul. Brasil
[Góndola, enseñanza y aprendizaje de las ciencias, Colombia, 2016 Vol. 11 Num. 2 Jul-Dic, Pag. 240-255]
2.- Contexto en la enseñanza de las ciencias: análisis al contexto en la enseñanza de la física
Zapata Peña, Jair1
1Universidad Libre, Cali, Valle del Cauca. Colombia
[Góndola, enseñanza y aprendizaje de las ciencias, Colombia, 2016 Vol. 11 Num. 2 Jul-Dic, Pag. 193-211]
3.- El experimento del efecto fotoeléctrico para la comprensión del concepto de cuantización de la energía de la radiación
Berrios Saavedra, Yeimy Gerardine1; Ramos Bonilla, Mayra Alejandra1
1Universidad Pedagógica Nacional, Bogotá. Colombia
[Góndola, enseñanza y aprendizaje de las ciencias, Colombia, 2016 Vol. 11 Num. 2 Jul-Dic, Pag. 175-192]
4.- Entrevista a María Rita Otero
Castiblanco, Olga
[Góndola, enseñanza y aprendizaje de las ciencias, Colombia, 2016 Vol. 11 Num. 2 Jul-Dic, Pag. 152-155]
5.- Otalvaro Zapata, Orfenia. Explicando las diferencias de aprendizaje en los niños. Editorial NeuroNet Learning, 2013, 41p
Rodríguez Guzmán, Lida Eugenia
[Góndola, enseñanza y aprendizaje de las ciencias, Colombia, 2016 Vol. 11 Num. 2 Jul-Dic, Pag. 256-258]
6.- O uso do lúdico no ensino de ciências: jogo didático sobre a química atmosférica
Almeida, Caroline Medeiros Martins de1; Prochnow, Tania Renata1; Lopes, Paulo Tadeu Campos1
1Universidade Luterana do Brasil, Canoas, Rio Grande do Sul. Brasil
[Góndola, enseñanza y aprendizaje de las ciencias, Colombia, 2016 Vol. 11 Num. 2 Jul-Dic, Pag. 228-239]
7.- Recursos educativos abiertos, artefactos culturares, concepciones de los profesores de física para ingeniería: análisis de dos estudios de caso
Jardey Suárez, Oscar1
1Fundación Universidad Autónoma de Colombia, Departamento de Ciencias Naturales y Exactas, Bogotá. Colombia
[Góndola, enseñanza y aprendizaje de las ciencias, Colombia, 2016 Vol. 11 Num. 2 Jul-Dic, Pag. 156-174]
8.- Um estudo da relação entre as imagens mentais utilizadas por estudantes de mecânica quântica e seu perfil epistemológico: uma investigação pela metodologia report aloud
Trevisan, Robson1; Andrade-Neto, Agostinho Serrano de1
1Universidade Luterana do Brasil, Canoas, Rio Grande do Sul. Brasil
[Góndola, enseñanza y aprendizaje de las ciencias, Colombia, 2016 Vol. 11 Num. 2 Jul-Dic, Pag. 212-227]
9.- De la paideia griega y términos de la probabilidad
Leon Parada, Fernando1
1Universidad Distrital "Francisco José de Caldas", Bogotá. Colombia
[Góndola, enseñanza y aprendizaje de las ciencias, Colombia, 2016 Vol. 11 Num. 1 Ene-Jun, Pag. 43-54]
10.- Desenvolvimento de competências estatísticas: análise de um caso de ensino por investigação
Damin, Willian1; Santos-Junior, Guatacara dos1; Pereira, Rudolph dos Santos Gomes2
1Universidade Tecnologica Federal do Parana, Ponta Grossa, Parana. Brasil; 2Universidade Estadual do Norte do Parana, Cornelio Procopio, Parana. Brasil
[Góndola, enseñanza y aprendizaje de las ciencias, Colombia, 2016 Vol. 11 Num. 1 Ene-Jun, Pag. 55-69]
11.- El uso de la historia de las ciencias en la enseñanza de la física: una aplicación para el electromagnetismo
Perea, María Andrea1; Buteler, Laura María1
1Universidad Nacional de Córdoba, Facultad de Matemática, Astronomía y Física, Córdoba. Argentina
[Góndola, enseñanza y aprendizaje de las ciencias, Colombia, 2016 Vol. 11 Num. 1 Ene-Jun, Pag. 12-25]
12.- Entrevista a Isabel Cristina de Castro Monteiro
Castiblanco, Olga Lucía1
1Universidad Distrital "Francisco José de Caldas", Manizales, Caldas. Colombia
[Góndola, enseñanza y aprendizaje de las ciencias, Colombia, 2016 Vol. 11 Num. 1 Ene-Jun, Pag. 7-11]
13.- O céu noturno como cenário do tempo: uma possibilidade para o ensino de astronomia
Alcantara, Laryane Alves de; Freixo, Alessandra Alexandre Freixo1
1Universidade Estadual de Feira de Santana, Departamento de Educacao, Feira de Santana, Bahia. Brasil
[Góndola, enseñanza y aprendizaje de las ciencias, Colombia, 2016 Vol. 11 Num. 1 Ene-Jun, Pag. 70-85]
14.- O desempenho de alunos brasileiros e a avaliação pisa: alguns aspectos para discussão
Zompero, Andreia Freitas1; Figueiredo, Helenara Regina Sampaio1; Vieira, Karen Mayara1
1Universidade Norte do Parana, Londrina, Parana. Brasil
[Góndola, enseñanza y aprendizaje de las ciencias, Colombia, 2016 Vol. 11 Num. 1 Ene-Jun, Pag. 86-99]
15.- O desenvolvimento do argumento e o aprimoramento dos aspectos semânticos e pragmáticos da linguagem oral, mediante o ensino por investigação
Suzuki, Wanessa H. Pickina Silva1; Zompero, Andreia de Freitas1
1Universidade Estadual do Norte do Parana, Londrina, Parana. Brasil
[Góndola, enseñanza y aprendizaje de las ciencias, Colombia, 2016 Vol. 11 Num. 1 Ene-Jun, Pag. 100-116]
16.- O uso de pressupostos teóricos da teoria da aprendizagem significativa no estudo acerca de anãlise combinatória
Brum, Wanderley Pivatto1; Poffo, Isabel Regine Depine
1Universidade Tecnologica Federal do Parana, Ponta Grossa, Parana. Brasil
[Góndola, enseñanza y aprendizaje de las ciencias, Colombia, 2016 Vol. 11 Num. 1 Ene-Jun, Pag. 117-127]
17.- Possibilidades de se promover a necessidade de pertencimento em aulas de física
Clement, Luiz1; Carminatti, Nayra Luiza1; Custodio, Jose Francisco2; Alves-Filho, Jose de Pinho2
1Universidade do Estado de Santa Catarina, Departamento de Fisica, Joinville, Santa Catarina. Brasil; 2Universidade Federal de Santa Catarina, Florianopolis, Santa Catarina. Brasil
[Góndola, enseñanza y aprendizaje de las ciencias, Colombia, 2016 Vol. 11 Num. 1 Ene-Jun, Pag. 26-42]
18.- Proposta de instrumento diagnóstico para fornecer indicativos acerca da compreensão dos conhecimentos biológicos e suas inter-relações
Caldeira, Ana Maria de Andrade1; Siebert, Paloma Rodrigues2; Correa, Andre Luis3; Meglhioratti, Fernanda Aparecida4; Brando, Fernanda da Rocha5; Maricato, Fulvia Eloa6; Justina, Lourdes Aparecida Della4; Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de7; Oliveira, Thais Benetti de1; Augusto, Thais Gimenez da Silva8
1Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho", Bauru, Sao Paulo. Brasil; 2Instituto Federal de Educacao, Ciencia e Tecnologia do Para, Santarem, Para. Brasil; 3Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilheus, Bahia. Brasil; 4Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, Parana. Brasil; 5Universidade de Sao Paulo, Ribeirao Preto, Sao Paulo. Brasil; 6Universidade Estadual de Maringa, Maringa, Parana. Brasil; 7Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Parana. Brasil; 8Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho", Jaboticabal, Sao Paulo. Brasil
[Góndola, enseñanza y aprendizaje de las ciencias, Colombia, 2016 Vol. 11 Num. 1 Ene-Jun, Pag. 128-146]
19.- Algunas reflexiones sobre el Decreto 2450 de 2015 del Ministerio de Educación Nacional
Castiblanco Abril, Olga Lucía
[Góndola, enseñanza y aprendizaje de las ciencias, Colombia, 2015 Vol. 10 Num. 2 Ene-Jun, Pag. 5-6]
20.- A transposicao didatica do conteudo de reacoes organicas
Silva, Priscila do Nascimento1; Simoes-Neto, Jose Euzebio1; Silva, Flavia Cristiane Vieira da2
1Universidade Federal Rural de Pernambuco, Departamento de Quimica, Recife, Pernambuco. Brasil; 2Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Academica de Serra Talhada, Serra Talhada, Pernambuco. Brasil
[Góndola, enseñanza y aprendizaje de las ciencias, Colombia, 2015 Vol. 10 Num. 2 Ene-Jun, Pag. 35-48]